MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Revalida 2023: prazo para inscrição da primeira etapa do exame termina hoje

O exame do Revalida 2023 é constituído por provas teóricas e práticas. A prova será aplicada no dia 5 de março em oito capitais do Brasil. Veja como se inscrever

Veja como funciona a prova do Revalida 2023
Veja como funciona a prova do Revalida 2023 - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 20/01/2023, às 18h36

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O prazo para inscrição da primeira etapa do Revalida 2023, que é o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira termina nesta sexta-feira (20). As provas são aplicadas desde 2011, com o objetivo de financiar a revalidação do título de médico obtido no exterior no Brasil. As inscrições devem ser feitas pelo Sistema Revalida.

Para participar da primeira etapa do exame, as pessoas precisam ser brasileiras ou estrangeiras em situação legal no Brasil. Além disso, ter diploma de graduação em medicina expedido por instituição de educação superior estrangeira, reconhecida no país de origem pelo Ministério da Educação ou órgão equivalente, autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiro.

A taxa é de R$ 410 e deve ser paga até 26 de janeiro. A prova será aplicada no dia 5 de março em Brasília, Campo Grande, Curitiba, Porto Alegre, Rio Branco, Salvador, São Paulo e Recife.

+++ Fake News vicia? Especialistas e psicólogos avaliam prejuízos para a saúde mental

Veja como funciona a prova do Revalida 2023

O exame do Revalida 2023 é constituído por fases teóricas e práticas, abordando de forma interdisciplinar as cinco grandes áreas da medicina: medicina interna, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina de família e comunidade (saúde coletiva).

A primeira fase, teórica, inclui uma avaliação escrita, aplicando-se dois testes: um teste objetivo composto por 100 questões de múltipla escolha e um teste discursivo composto por cinco questões. Quem for aprovado na primeira etapa pode fazer a avaliação prática.

O edital com o cronograma para a realização da segunda etapa ainda será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.