O IPTU é uma das dívidas mais recorrentes no início do ano e pode gerar uma grande dor de cabeça para o cidadão
Victor Meira Publicado em 20/01/2023, às 13h42
O início de ano é uma época conhecida pelo acúmulo de contas. O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é um deles. Mas o que acontece se você deixar de pagar o IPTU? Continue neste artigo para entender o que acontece com a falta de pagamento do tributo.
A legislação indica que quando há inadimplência, a prefeitura da cidade pode executar os bens do proprietário e, até mesmo, promover o leilão do imóvel para o pagamento da dívida. Contudo, o processo para tudo isso acontecer é bem longo.
+Caixa libera novo lote do Bolsa Família; veja como receber
Para que isso aconteça, o proprietário é notificado para quitar a dívida. Se isso não for feito, ele pode pode pagar multa e ser inscrito na Dívida Ativa do Município, o que pode gerar restrições no CPF ou no CNPJ do devedor. No último caso, o município entra com uma ação na justiça para penhorar o imóvel.
Ainda que a lei 8.009/90 garanta o direito de impenhorabilidade do bem de família, a dívida pelo IPTU autoriza a penhora e o leilão da moradia. Aliás, este é o caso mais comum aplicado pela falta de pagamento do IPTU.
+Sem corte de impostos, inflação teria encerrado o ano com taxa mais alta, diz presidente do BC
Então, caso tenha alguma dívida de IPTU junto à prefeitura, a recomendação é entrar em contato com a instituição para buscar uma negociação e não correr os risco de perda do imóvel.
+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil