JC Concursos

Preço do material escolar: diferença de valor supera 600% em sites

O estudo sobre o preço do material escolar foi realizados em diversos sites. Confira dicas de como economizar na hora de providenciar o material para os filhos

Mylena Lira   Publicado em 14/01/2024, às 20h52

Livros, cadernos, canetas e lápis de cor em cima da mesa
Divulgação

Um levantamento realizado pelo Procon do Estado do Rio de Janeiro (Procon RJ) revelou diferenças alarmantes no preço de material escolar, com variações superiores a 600% em produtos de marcas semelhantes. A pesquisa, que abrangeu 157 itens escolares mais procurados neste início de ano, foi realizada em dez sites entre os dias 2 e 5 deste mês.

O estudo concentrou-se no comércio eletrônico, visando encontrar os menores preços entre os fornecedores. Entre as descobertas mais surpreendentes, destaca-se uma variação de 639,13% para uma borracha branca.

Outro exemplo foi uma borracha plástica com cinta, que variou de R$ 1,38 em um site para R$ 9,90 em outro. As menores variações foram registradas em uma tesoura, com oscilação de 3,16%, e em um caderno de caligrafia de 48 folhas, com 3,41%.

O monitoramento revelou que as maiores médias de preços foram encontradas no compasso de precisão e em uma agenda, enquanto as menores foram em borrachas. 

+Inscrição Sisu 2024: liberada lista de universidades com vagas; Veja TOP 6

Preço do material escolar: dicas para economizar 

Cássio Coelho, presidente do Procon RJ, enfatizou que a tradição de realizar esse levantamento de valores tem como objetivo ajudar o consumidor a economizar, mostrando que, com pesquisa, é possível encontrar o mesmo produto, da mesma marca, com grandes variações de preços em diferentes estabelecimentos.

Confira a seguir algumas dicas para conseguir o melhor preço:

+Seguro DPVAT vai voltar a ser cobrado dos motoristas em 2024? Entenda

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Sociedade Brasil