MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Inscrição Sisu 2024: liberada lista de universidades com vagas; Veja TOP 6

Já está disponível a relação de instituições de ensino superior participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024. Inscrição para o Sisu abre na próxima semana

Estudante com mochila nas costas segura livros
Estudante com mochila nas costas segura livros - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 14/01/2024, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Já está disponível a relação de instituições de ensino superior participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024. No total, 127 universidades oferecem 264.360 vagas em todo o Brasil. Confira as principais informações sobre as oportunidades e descubra as três universidades líderes em disponibilidade de vagas. A inscrição para o Sisu abre em 22 de janeiro.

Uma novidade a partir deste ano é que haverá somente uma edição do Sisu,  simplificando o processo de seleção. Os interessados devem ficar atentos ao prazo de inscrição porque não haverá a segunda edição no segundo semetre. Essa será a única oportunidade de concorrer às vagas no ensino público superior.

TOP 6 universidades com mais vagas

O Ministério da Educação (MEC) revelou o ranking das seis instituições que concentram a maior quantidade de vagas para os futuros universitários. São elas:

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 9.240 vagas
  • Universidade Federal Fluminense (UFF), com 8.788; 
  • Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que oferecerá 7.750 vagas;
  • Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com quase 6 mil vagas;
  • Universidade Estadual do Piauí (Uespi), com 4.215; e
  • Universidade do Estado da Bahia (Uneb) com 2.610.

A Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente (Fama) no Paraná é a única participante municipal, ofertando 86 vagas.

+Aposentado vai receber mais em 2024: REVELADO o novo teto do INSS!

Como fazer a Inscrição no Sisu 2024?

Entre os dias 22 e 25 de janeiro, os estudantes que realizaram o Enem em 2023 poderão se inscrever no Sisu 2024 no Portal Único de Acesso.  A maioria das vagas é para cursos em tempo integral, com 121.750 vagas para cotas e 19.899 para ação afirmativa própria da instituição.

Durante o processo, os candidatos podem escolher até duas opções de curso. A nota de corte de cada curso é divulgada diariamente, permitindo ajustes nas escolhas até o último dia de inscrição. Só pode se inscrever o candidato que realizou o Enem 2023 e zerou a prova de redação. 

+NÃO PERCA o Bolsa Família: 100 mil terão benefício bloqueado por CPF irregular

Chamamento para o 1º ou 2º semestre

O resultado do processo seletivo do Sisu está previsto para ser divulgado no dia 30 de janeiro, pelo Portal Único de Acesso. A matrícula dos selecionados deve ocorrer no período de 1º a 7 de fevereiro de 2024.

Serão ofertadas vagas de cursos com início previsto das aulas para o primeiro e o segundo semestre de 2024. Segundo o MEC, o candidato não poderá escolher em qual semestre irá ingressar, pois será a classificação do estudante que definirá o início do seu curso, no primeiro ou segundo semestre deste ano, conforme edital específico de cada instituição de ensino superior.

O ingresso do estudante no curso, portanto, dependerá da sua colocação em relação às vagas disponíveis e da ocupação efetiva das vagas pelos estudantes que estiverem mais bem colocados no curso pretendido.

Lista de espera

O MEC informou que o candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso.

Essa lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano de 2024 pelas instituições de educação superior participantes, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular. 

Saiba mais sobre o Sisu

Criado em 2009 e implementado em 2010, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a principal porta de entrada ao ensino superior gratuito no Brasil. Antes, ele era realizado duas vezes por ano, selecionando estudantes para vagas no ensino superior tanto no primeiro quanto no segundo semestre de cada ano.

Na primeira edição de 2023, foram ofertadas 226.399 vagas de 6.402 cursos de graduação em 128 instituições federais, estaduais ou municipais de ensino, sendo 63 universidades federais. A segunda edição de 2023 disponibilizou 51.277 vagas em 1.666 cursos de graduação, de 65 instituições de educação superior.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.