Com a retomada das aulas presenciais, preço do material escolar pode disparar e superar a inflação em 2022. Veja dicas importantes para pagar mais barato
Ricardo de Oliveira - jrloliveira@jcconcursos.com.br Publicado em 28/12/2021, às 09h19 - Atualizado às 09h28
As férias mal começaram e a preocupação com as contas é iminente. Para quem está na faculdade ou tem filhos, já deve reservar caixa para as contas a pagar do próximo ano. Diante de uma alta de mais de 10% da inflação, muitos produtos e serviços escolares seguem os principais índices inflacionários e devem encarecer no bolso do contribuinte, como o material escolar 2022.
Para facilitar sua pesquisa, o JC Concursos fez a lista de material escolar mais procurado em grandes papelarias e na internet, para a volta às aulas.
Com base nos 5 itens mais pesquisados pelos estudantes, uma recente pesquisa foi realizada em cinco Estados brasileiros e levou em consideração um universo de 25 mil crianças e adolescentes. Tendo como base a média de reajuste aplicada pelas unidades de ensino, que chega a alcançar mais de 12%, o material escolar acompanhou os principais índices de inflação como o IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor - Amplo 15), que fechou o ano de 2021 em 10,42%, a maior prévia desde 2015 (10,71%).
Uma dica importante é comprar o material escolar fora do período de maior procura. Uma vez que aumenta a demanda pelos produtos, a tendência é que livrarias e papelarias aumentem os preços e os pais devem sentir no bolso os reajustes constantes. Com a sazonalidade em alta, a tendência é que as empresas aumentem o preço, visando melhorar suas margens de lucro, também tentando compensar outras épocas.
Antes de comprar, também elabore uma lista completa dos itens necessários e pesquise em vários sites que trabalham com os produtos de volta às aulas. Assim, para evitar surpresas, você já terá o preço final e poderá utilizar como forma de negociação em grandes papelarias, caso deseje comprar em lojas físicas. E a dica final: utilize sites que aplicam cashback, ou seja, que retornam benefícios de alguma forma para serem reutilizados em outras compras futuras.
Mas é importante estar atento aos itens que serão solicitados pela escola, pois nem tudo é de responsabilidade dos pais e alunos, como alerta o Procon do Amazonas (Procon-AM - fiscalizacaoprocon@
*Segundo o Procon-AM
Para a sua segurança, é importante consultar o Procon do seu Estado antes de comprar o material escolar completo para 2022, pois muitos itens podem acabar sendo solicitados pelo colégio e a compra não serem obrigatória pelos pais.
concursos 2023 empregos Sociedade Brasil