A esposa do presidente Lula, a primeira-dama Janja tem ganhado destaque e chegou a chefiar a organização do evento da posse do petista; Saiba mais
Jean Albuquerque Publicado em 04/01/2023, às 11h06
A primeira-dama Janja, a socióloga Rosângela da Silva, tem ganhado destaque ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Diferente das primeiras-damas anteriores, ela tem se envolvido politicamente e chegou a organizar o evento de posse do presidente petista.
A esposa de Lula é militante do Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1983 e participou ativamente da campanha do presidente que hoje está em seu terceiro mandato. Além de ser responsável por fazer articulações importantes e ser bem ativa nas redes sociais.
+ Escolas de samba já iniciam ensaios em janeiro. Veja locais e início
Muitos questionam se a condição de esposa de um presidente da República dá direito a um salário. A resposta é não. Como a posição de primeira-dama não está prevista na Constituição Federal, não é possível dar uma função no Executivo para quem não foi eleito pelo povo.
Além disso, ser esposa do chefe do Executivo não garante poder político e não conta como uma função em lei, o que desobriga o Estado a destinar uma remuneração à primeira-dama.
As mulheres que ocuparam esse cargo ao longo dos anos têm se engajado em causas sociais. Com isso, é possível que elas recebam algum pagamento de instituições ou entidades na qual elas desenvolvem algum trabalho.
A seguir, você confere o que fizeram as últimas primeiras-damas, de acordo com levantamento do Yahoo.
*Com informações do Yahoo
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil