Saiba mais sobre o processo de impeachment contra Joe Biden nos Estados Unidos. Investigacões buscam esclarecer possíveis irregularidades envolvendo o presidente e seu filho, Hunter Biden
Victor Meira Publicado em 13/09/2023, às 12h25
Nos Estados Unidos, o presidente da Câmara pediu a abertura de impeachment contra Joe Biden.
As conversas sobre o impeachment do presidente dos Estados Unidos rondam o Congresso americano desde que os Republicanos, da oposição, retomaram o controle da Câmara, em janeiro de 2023. Há onze dias, o presidente da Casa tinha dito que o processo só avançaria com uma votação no plenário. Mas, pressionado pela ala mais radical do partido, Kevin McCarthy anunciou na manhã desta terça-feira (12):
“Hoje, estou instruindo nossos comitês a abrir um inquérito formal de impeachment contra o presidente Joe Biden”, disse.
Os comitês de Justiça, Supervisão e Tributário da Câmara vão investigar se Biden cometeu abuso de poder, corrupção e obstrução.
Há meses, republicanos já investigam se o presidente se beneficiou de negócios que o filho, Hunter Biden, teve com uma empresa de energia ucraniana. De 2014 a 2019, Hunter integrou o conselho da companhia Burisma - envolvida em escândalos de corrupção na Ucrânia.
Na mesma época, Biden, como vice-presidente, liderou um esforço para combater a corrupção no país europeu - que vivia uma crise política. E defendeu a saída do procurador-geral ucraniano, também envolvido em denúncias de corrupção. Ele acabou afastado pelo parlamento em 2016.
As investigações, até agora, não encontraram evidências de que Biden tenha tentado beneficiar o filho ou a empresa em que ele trabalhava.
A oposição investiga se o governo Biden tentou proteger Hunter e esconder provas de inquéritos judiciais.
Há cinco anos, o Departamento de Justiça investiga o filho do presidente por sonegação de impostos, em 2017 e 2018, e também por ter comprado uma arma de fogo, em 2018, sendo usuário de drogas - o que não é permitido pela lei americana.
A decisão final sobre abrir ou não um processo de impeachment cabe ao plenário da Câmara.
A Casa Branca acusou o presidente da Câmara de estar envolvido no pior tipo de política extremista. Um porta-voz do governo lembrou que os republicanos investigam o presidente há nove meses e não encontraram nenhuma evidência de irregularidade até agora.
O presidente Joe Biden, que disputa a reeleição, procura manter distância dos problemas judiciais do filho.
+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil