Qual é a diferença entre concurso público e processo seletivo? Entenda

Concurso público e processo seletivo são termos frequentemente usados como sinônimo para descrever métodos de recrutamento e seleção de candidatos. Porém, são modalidades diferentes

Mylena Lira   Publicado em 24/05/2023, às 19h25

Divulgação

Concurso público e processo seletivo são termos frequentemente usados como sinônimo para descrever métodos de recrutamento e seleção de candidatos. Porém, embora existam algumas semelhanças, há diferenças significativas entre os dois conceitos. Portanto, não são iguais. 

De modo resumido, enquanto o concurso público é um processo estruturado e regulamentado para seleção de candidatos para vagas no setor público, o processo seletivo é um método mais flexível e aberto, utilizado tanto por órgãos públicos quanto por empresas privadas, para preencher vagas em diferentes níveis e cargos. Continue a leitura para saber mais sobre cada modalidade. 

+Concurso para delegado: uma jornada de dedicação e persistência; Inspire-se

Concurso Público: o que é e como é promovido?

Um concurso público é um processo de seleção utilizado por órgãos governamentais para preencher vagas no setor público. O objetivo do concurso público é garantir a transparência, imparcialidade e igualdade de oportunidades a todos os candidatos interessados em ocupar um cargo público. As principais características do concurso público são:

A Lei 8.112/90 traz regras gerais para a promoção dos concursos públicos, como deve ocorrer a posse, indica a estabilidade, explica a reversão, a reintegração e a recondução ao cargo, bem como quando o servidor pode ser colocado em disponibilidade, por exemplo, além de especificar os direitos e as vantagens dos candidatos aprovados, entre outros pontos.

Os concursos são promovidos por meio de uma banca organizadora, que pode ser contratada por meio de licitação. Contudo, atualmente, a dispensa de licitação é a forma mais utilizada para contratação na esfera federal e estadual.

Algumas das principais bancas são: Fundação Getulio Vargas (FGV), Fundação Cesgranrio, Centro brasileiro de pesquisa em avaliação e seleção e de promoção de eventos (Cebraspe), Fundação Carlos Chagas (FCC), e Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp).

O diretor de Projetos e Operações, Marcelo Navarro, do Instituto Assistencial de Desenvolvimento Humano, Educacional e Desportivo (IADHED), organizadora sediada em Uberaba, em Minas Gerais, explica que nos últimos anos ocorreu uma evolução significativa nos certames, seja no nível de exigências e de fiscalização dos atos e fases.

“Os avanços tecnológicos foram fundamentais nesse processo, agilizando toda a execução e acompanhamento”, disse à Agência Brasil. Na visão dele, todo esse avanço proporciona uma melhor seleção de servidores públicos.

+Concurso público federal: cerca de 10 mil vagas já foram autorizadas

Entenda o Processo Seletivo

O processo seletivo é um método mais amplo de recrutamento e seleção utilizado por órgãos públicos e empresas privadas. Ao contrário do concurso público, o processo seletivo é mais flexível e pode variar dependendo das necessidades e políticas de cada organização. Algumas características comuns do processo seletivo são:

O processo seletivo, quando para órgão público, em geral, visa suprir uma necessidade, na maioria das vezes urgente ou temporária, em que o número de concursados do órgão não é suficiente para realizar todo o serviço, como é o caso dos processos seletivos do IBGE, em que selecionam agentes e outras funções para o Censo.

O modelo de contratação também difere, pois no processo seletivo para o setor público é temporário (tem prazo para acabar). No concurso público, o cargo pode ser para toda a vida. Isso porque o servidor aprovado ganha estabilidade após o período probatório, que costuma ser de três anos. A partir disso, só pode ser dispensado após a abertura e a conclusão de um processo administrativo disciplinar.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos

Sociedade Brasil