Quando será o debate na Globo? Lula confirmou presença, mas Bolsonaro é dúvida

O debate na Globo será o último antes do 1º turno das eleições 2022, que será realizado no dia 2 de outubro. Saiba por qual motivo Lula não foi no debate no SBT

Mylena Lira   Publicado em 25/09/2022, às 15h06 - Atualizado às 15h22

Divulgação

Após o debate no SBT, promovido no último sábado (23) em conjunto com CNN Brasil, O Estado de S. Paulo, Nova Brasil, Eldorado, Veja e Terra, a pergunta que não quer calar: quando será o debate na Globo? Lula (PT), que nao compareceu à sabatina na TV de Silvio Santos, já confirmou sua presença na emissora concorrente.

Ausente, Lula foi alvo de inúmeras críticas no debate no SBT, mas a baixa audiência e o desempenho morno dos demais candidatos não devem refletir em prejuízos à campanha do petista, que se mantém em primeiro lugar nas pesquisas eleitorais durante toda a corrida à presidência da República.

Na última semana, inclusive, novos levantamentos indicaram chances reais do ex-presidente ser eleito em 1º turno. Para isso, precisa receber a maioria dos votos válidos (50% mais um) no dia 2 de outubro - próximo domingo. Para tirar as principais dúvidas antes de ir votar, clique aqui.

Incompatibilidade de agenda teria sido o principal motivo para Lula deixar de ir ao SBT, pois tinha comício agendado em São Paulo no mesmo momento. Além disso, ele falou com o público do SBT quando compareceu para entrevista no programa do Ratinho, dois dias antes do debate, na quinta-feira passada (22).

+Mega-Sena acumulou de novo: veja estratégias para ampliar chances de ganhar

Debate na Globo: Bolsonaro vai?

Nesta madrugada, Fabio Wajngarten, assessor da campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL), fez duas publicações no Twitter que colocam em dúvida a participação do ex-capitão do Exército no último debate, que será promovido pela emissora Globo.

Em um deles, fez uma enquete para saber se os seguidores preferem que o candidato à reeleição compareça ao maior debate de todos, que deve ser comandado por Willian Bonner, ou realize uma live para falar só com seus eleitores, dividindo o público e desviando a atenção de quem simpatiza com Bolsonaro, mas está em dúvida sobre o voto ainda. Veja:

 

Enquete: o que vcs preferem?

— Fabio Wajngarten (@fabiowoficial) September 25, 2022

Boa ideia, ótimo relembrar. Já pensou se agente fizer uma super live no horário do debate da Globo? Aí o Boner vai fazer caras e bocas para quem? Ele vai repetir na abertura do debate que o Ladrao foi inocentado e que não deve nada à justiça? https://t.co/MXRjE3wgib

— Fabio Wajngarten (@fabiowoficial) September 25, 2022

Em resposta ao post, a jornalista Miriam Leitão afirmou que "Bolsonaro já chegou mentindo no debate da SBT/Veja. Disse que não foi ao debate em 2018 da Globo porque estava hospitalizado. Não é verdade, tanto que no mesmo dia, na mesma hora do debate da Globo ele deu entrevista à TV Record".

+Auxílio Brasil será pago para quatro novos grupos nesta semana; Veja calendário

Quando será o debate na Globo?

O debate que, historicamente, tem a maior audiência está agendado para a próxima quinta-feira, 29 de setembro de 2022, quando faltarão apenas três dias para as eleições 2022. Está agendado para começar às 22h30, após a novela Pantanal, e deve durar três horas.

Além de Lula, que publicou em sua rede social que tem presença confirmada, os principais candidatos ao cargo de chefe do Executivo federal também devem participar. O encontro será importante, principalmente, para falar com os cidadãos que ainda não decidiram em quem vão votar. 

Essa semana a campanha encerra. Dia 29 tem debate na Globo, que eu vou participar. Quero ir no debate porque eu quero aproveitar o espaço da televisão para conversar com o povo. Mesmo sabendo que tem candidatos com pouca chance que só vão no debate me atacar.

— Lula 13 (@LulaOficial) September 25, 2022

Candidatos à presidência da República

O presidente ocupa o maior cargo político, também chamado de chefe da nação. Portanto, desempenha um papel importantíssimo, não só em âmbito interno, realizando a gestão política e administrativa de questões essenciais para o desenvolvimento do país, mas também representa o Brasil internacionalmente e é responsável por dirigir a política externa.

Além de Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, e de Lula (PT), que está na liderança das pesquisas eleitorais, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou outras 10 candidaturas. Confira abaixo a relação completa e o respectivo número com o qual cada um pode ser votado daqui uma semana:

  1. Ciro Gomes (PDT): 12
  2. Felipe D’Ávila (Novo): 30
  3. Jair Bolsonaro (PL): 22
  4. José Maria Eymael (DC): 27
  5. Léo Péricles (UP): 80
  6. Lula (PT): 13
  7. Pablo Marçal (Pros): 90
  8. Padre Kelmon (PTB): 14
  9. Simone Tebet (MDB): 15
  10. Sofia Manzano (PCB): 21
  11. Soraya Thronicke (União): 44
  12. Vera Lucia (PSTU): 16

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Sociedade Brasil