Quase 2 milhões conseguiram vaga de emprego em junho; Veja setor que mais contratou

No acumulado do ano, de janeiro a junho de 2023, o país atingiu a marca de 11.908.777 admissões, levando em conta apenas as vagas de empregos formais

Mylena Lira   Publicado em 27/07/2023, às 19h18

Divulgação

O Brasil apresentou um significativo saldo positivo de empregos com carteira assinada em junho deste ano, de acordo com os dados divulgados hoje (27) pelo Ministério do Trabalho e Emprego através do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Cerca de 2 milhões de pessoas conseguiram vagas de emprego formal no mês passado.

No acumulado do ano, de janeiro a junho de 2023, o país atingiu a marca de 1.023.540 empregos gerados, resultado de 11.908.777 admissões e 10.885.237 desligamentos. Em junho, 1.914.130 admissões foram registradas, enquanto houve 1.756.932 desligamentos, resultando em um saldo de 157.198 novas vagas preenchidas.

+Usa cartão de crédito? NÃO FAÇA ISTO ou pagará juros superiores a 400%

Setor de Serviços lidera contratações

Entre os setores econômicos do país, o segmento de serviços foi o que mais se destacou na geração de vagas de empregos formais em junho. Este setor registrou um saldo positivo de 76.420 postos de trabalho. Em seguida, a agropecuária mostrou sua força, sendo o segundo maior gerador de empregos no mês, com 27.159 novas vagas criadas.

A construção civil veio logo depois, com a abertura de 20.953 postos, principalmente impulsionada por obras de infraestrutura. O comércio também apresentou um bom desempenho, com um saldo de 20.554 novos postos de trabalho, seguido pela indústria, com a criação de 12.117 empregos formais.

+Pagamento do Lucro do FGTS será antecipado em um mês: veja quando vai cair na conta

Governo e a retomada da economia

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, destacou a importância dos números positivos do Caged como parte das ações do governo para a retomada do crescimento econômico e o aumento da geração de empregos no país. Ele afirmou que o governo tem se empenhado em promover oportunidades de trabalho, com foco na qualidade das vagas geradas.

No entanto, o ministro ressaltou que ainda há desafios a serem enfrentados para impulsionar ainda mais a criação de empregos. Entre eles, o destaque para a taxa de juros praticada no país, que ele classificou como "inadequação esquizofrênica do comportamento dos juros no Brasil". Marinho afirmou que, caso essa questão fosse resolvida, o país poderia ter alcançado a marca de 200 mil novos empregos formais somente em junho.

Carteira de trabalho online: passo a passo

Quem está em busca de vaga de emprego formal precisa ter a carteira de trabalho. Emitir o documento online é fácil e pode ser feito em poucos minutos do próprio celular, desde que seja um smartphone. Basta criar uma conta no Portal GOV.br e baixar o aplicativo da CTPS Digital, disponível para sistema operacional Android ou iOS. Não há a necessidade de anexar documentação, pois a carteira é gerada automaticamente para todos que têm CPF ativo. Veja abaixo o passo a passo:

Apesar de substituir a versão de papel, quem tem a carteira física deve guardar o documento porque ela pode ser usada para anotações do contrato em andamento. Empregos novos, porém, podem ser iniciados com a carteira de trabalho online.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Sociedade Brasil