Reajustes salariais ficam acima da inflação em fevereiro, indica estudo

A prévia da inflação do mês de março indica uma desaceleração da alta de preços, sobretudo em diversos produtos da área de alimentação

Victor Meira   Publicado em 24/03/2023, às 16h15

Divulgação

De acordo com o boletim Salariômetro divulgado nesta sexta-feira (24) em São Paulo pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em fevereiro deste ano, 80,4% dos reajustes salariais ficaram acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Em comparação, no mesmo período do ano anterior (fevereiro de 2022), apenas 23,9% dos reajustes salariais ultrapassaram a inflação.

No segundo mês deste ano, houve negociações salariais em que o reajuste ficou igual à inflação em 10,6% dos casos. Em 8,9% dos acordos, os trabalhadores tiveram perdas reais no salário. O piso mediano, por sua vez, foi de R$ 1.391,00.

Os resultados preliminares da prévia de março sugerem que 88,5% dos reajustes salariais devem ficar acima do INPC. Até o momento em que o boletim foi fechado, foram tabulados 52 instrumentos. Vale ressaltar que a Fipe destaca que esses resultados preliminares estão sujeitos a flutuações amostrais e podem sofrer alterações.

+Prévia da inflação perde força em março; veja os produtos com maiores descontos

Metodologia da pesquisa feita pela Fipe

A Fipe utiliza o Mediador do Ministério da Economia para acompanhar as negociações coletivas. Os dados e informações disponíveis no sistema são coletados pela instituição, que os tabula e organiza em 40 resultados da negociação coletiva. Esses resultados são obtidos a partir de acordos e convenções registrados, e também são segmentados por atividade e setores econômicos.

+Bolsa Família: Caixa realiza mais um pagamento com novidades; confira

A prévia da inflação de março

Foi divulgado nesta sexta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Índice de Preços aos Consumidores Amplo (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial. Em comparação com o mês anterior, houve uma desaceleração da inflação, com 0,69% em março e 0,76% em fevereiro.

No acumulado dos últimos 12 meses, o IPCA-15 registrou alta de 5,36%, abaixo dos 5,63% observados nos 12 meses anteriores. Em março de 2022, o IPCA-15 havia registrado variação de 0,95%.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil  no JC Concursos

Inflação Economia
Sociedade Brasil