Receita espera 43 milhões de declarações; Veja as mudanças no Imposto de Renda 2024

Receita Federal divulgou uma série de mudanças para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2024; Saiba todas as alterações e como declarar o IR

Jean Albuquerque   Publicado em 12/03/2024, às 10h08

Agência Brasil

A Receita Federal divulgou recentemente uma série de mudanças e aprimoramentos para a declaração do Imposto de Renda 2024, referente ao ano-base 2023. Além disso, afirmou que espera receber 43 milhões de declarações para este ano. 

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp 

Essas atualizações não apenas facilitam o processo para os contribuintes, mas também prometem uma experiência mais eficiente e segura. Abaixo estão os principais destaques dessas novidades:

Essas mudanças refletem o compromisso da Receita Federal em simplificar o processo de declaração para os contribuintes, ao mesmo tempo, em que garante maior transparência e conformidade fiscal nas operações no exterior.

+ Mudança na compensação de boletos beneficia comércio e compras pela internet

Restituição do Imposto de Renda 2024

O cronograma para o pagamento da restituição do Imposto de Renda 2024 já está definido pela Receita Federal, com o primeiro lote previsto para ser liberado a partir de 31 de maio, coincidindo com o prazo final para a entrega das declarações.

A janela para submissão das declarações começa em 15 de março e se estende até 31 de maio deste ano. A distribuição das restituições seguirá o seguinte calendário:

A ordem de recebimento das restituições é determinada pela data de entrega das declarações, com prioridade para aqueles que submetem mais cedo. Contudo, a Receita Federal também considera certos critérios de prioridade, garantindo que alguns grupos recebam suas restituições antes dos demais, independentemente da data de envio da declaração. Essa prioridade é estabelecida da seguinte forma:

Para aqueles que optarem pelo recebimento via PIX, é fundamental que a chave informada durante a declaração seja o CPF do contribuinte. Chaves PIX vinculadas a e-mail ou telefone não são aceitas para essa finalidade.

Saiba como declarar o imposto de renda 2024

Para realizar a declaração, o contribuinte que planeja utilizar o sistema da Receita Federal precisa seguir os seguintes passos:

Por meio do portal ou fazendo o download do programa — que será disponibilizado nesta terça-feira (12) —, o contribuinte pode ter acesso aos seguintes serviços: declaração, instruções sobre o preenchimento, retificação, multa, download do programa, além de outras funções. Para realizar o preenchimento é necessário ter acesso a um dispositivo móvel, computador ou certificado digital.

Quem precisa declarar?

Os critérios para obrigatoriedade de declaração no Imposto de Renda em 2024 incluem:

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Receita Federal Novas regras Restituição Imposto de Renda 2024
Sociedade Brasil