Segundo a Receita Federal, foram liberados R$ 6 bilhões em restituição do imposto de renda para 4,2 milhões de contribuintes, que fizeram a declaração até o dia 21 de março
Redação Publicado em 30/06/2021, às 09h42
Nesta quarta-feira (30), a Receita Federal disponibilizou o pagamento do segundo lote da restituição do imposto de renda. Segundo o órgão fiscal, R$ 6 bilhões foram distribuídos para 4,2 milhões de contribuintes.
Este lote contempla 2,9 milhões de contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 21 de março. O restante é composto de contribuintes com prioridade legal, sendo 97 mil contribuintes idosos acima de 80 anos, 779 mil contribuintes entre 60 e 79 anos, 54 mil contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 385 mil contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Inicialmente prevista para terminar em 30 de abril, o prazo de entrega da declaração do imposto de renda foi encerrado em 31 de maio por causa da segunda onda da pandemia de covid-19. Apesar do adiamento, o calendário original de restituição foi mantido, com cinco lotes a serem pagos entre maio e setembro, sempre no último dia útil de cada mês.
A consulta pode ser feita na página da Receita Federal da internet. Basta o contribuinte clicar no campo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.
Quem não está na lista pode consultar o extrato da declaração para verificar eventuais pendências. Nesse caso, o contribuinte deverá entrar na página do Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC) e verificar se há inconsistências de dados. Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.
A restituição fica disponível no banco durante um ano. Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento da Receita por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos), a fim de agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
*trechos com reprodução da Agência Brasil