CCJ do Senado aprovou, nesta terça-feira (7), texto-base da reforma tributária sobre o consumo; expectativa é de que medida vá a votação no Plenário
Jean Albuquerque Publicado em 07/11/2023, às 17h40
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta terça-feira (7), o texto-base da reforma tributária sobre o consumo. A expectativa é que a proposta de emenda à Constituição vá a votação no plenário do Senado nesta quarta-feira (8).
O relator da reforma, senador Eduardo Braga (MDB-AM), acolheu novos pedidos para incluir exceções no texto, como benefícios a clubes de futebol, taxistas e a ampliação de uma contribuição para a região Centro-Oeste.
+ Grande São Paulo: 200 mil imóveis ainda sem energia após chuvas
O texto-base aprovado pela CCJ prevê a criação de uma nova tributação sobre o consumo, a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que substituirá o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).
A CBS será cobrada unificadamente em todo o país, com alíquota de 12%. No entanto, o texto aprovado pela CCJ incluiu uma série de exceções, como:
A aprovação do texto-base da reforma tributária pelo Senado é um passo importante para a conclusão da reforma. No entanto, ainda há a possibilidade de que sejam feitas alterações no texto durante a votação no plenário.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil