Saiba como emitir o Cartão Meu INSS+, que garante desconto de até 70% em farmácias

Cartão Meu INSS+ dá desconto em farmácias, cinemas, shows e serviços a aposentados e pensionistas da Previdência. Confira a novidade lançada hoje

Mylena Lira   Publicado em 22/05/2023, às 21h42

Divulgação

Nesta segunda-feira (22), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançou uma nova modalidade de acesso virtual para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios. Agora, eles podem acessar a carteira do beneficiário e o cartão Meu INSS+, que oferece acesso a dados sem a necessidade de impressão de comprovantes.

Por meio do aplicativo ou site Meu INSS, os usuários podem acessar a carteira do beneficiário e aproveitar os benefícios do Meu INSS+. Além disso, o cartão virtual também proporciona descontos em diversos estabelecimentos, como farmácias, cinemas, shows, serviços, telemedicina, seguros e viagens.

Essa iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério da Previdência, o INSS e os bancos do Brasil e Caixa Econômica Federal. Tanto correntistas quanto não correntistas desses bancos poderão usufruir dos serviços disponibilizados.

A Portaria que institui a carteira do beneficiário e o Meu INSS+ foi assinada pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi, durante uma cerimônia de lançamento realizada no auditório do INSS em Brasília. O ministro afirmou que pelo menos 19 milhões de pessoas terão acesso aos descontos oferecidos pelo Meu INSS+.

Além disso, ele destacou que bancos privados também têm demonstrado interesse em participar dessa parceria. "Alguns benefícios na área de farmácia têm desconto de até 70%", ressaltou. Carlos Lupi enfatizou que o cartão virtual proporcionará direitos e cidadania àqueles que contribuíram para a construção do Brasil. Ele disse que o governo identificou, com a criação do cartão, a possibilidade de agregar parceiros que desejam e estão dispostos a facilitar a vida dos beneficiários do INSS.

Com a implementação do acesso virtual aos serviços do Meu INSS+ e a disponibilidade de descontos em diversos estabelecimentos, a expectativa é de que os aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS possam desfrutar de maior comodidade e economia em suas transações e compras cotidianas.

+Faltam só 10 dias para acabar o prazo para declarar o Imposto de Renda; Tire dúvidas

Emissão da carteira do beneficiário e do cartão Meu INSS+

Ailton Nunes, coordenador-geral de sistemas e automação, apresentou como funcionará a carteira do beneficiário. Ao entrar no aplicativo e clicar na carteira do beneficiário, o usuário terá em mãos uma carteira virtual com sua identificação e um QR code, que vai mudar mês a mês. É com esse dispositivo de segurança que as informações do segurado serão checadas.

"A carteira do beneficiário é um documento de comprovação de recebimento de benefícios do INSS e tem como objetivo facilitar o acesso aos dados previdenciários úteis ao dia-a-dia dos segurados. Além disso, identificou-se a oportunidade de permitir que os segurados tenham acesso a benefícios e vantagens a serem oferecidos por meio de entidades públicas e privadas", explica Ailton Nunes.

+Seu bolso: multas de trânsito registradas em rodovias podem ser pagas com 40% de desconto

Para emitir a carteira do beneficiário, siga o passo a passo abaixo:

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Sociedade Brasil