A Vunesp, banca organizadora do concurso Prefeitura de São Paulo para fiscal de posturas, divulgou quantos candidatos vão disputar as 175 vagas ofertadas. Confira
Mylena Lira Publicado em 13/07/2023, às 21h11
A Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp), banca organizadora, divulgou o número de inscritos para o concurso da Prefeitura de São Paulo para fiscal de posturas. Ao todo, 12.880 pessoas se inscreveram para disputar 175 vagas. Portanto, chega-se à concorrência: são cerca de 74 candidatos por vaga.
A Prefeitura de São Paulo publicou o edital do certame em 23 de junho no Diário Oficial da cidade. A 175 vagas ofertadas são distribuídas da seguinte maneira: 131 para ampla concorrência; 35 para candidatos negros; e 9 para pessoas com deficiência. Porém, a Vunesp só divulgou, até o momento, o número total de inscritos no geral.
Vale lembrar que, na ausência de candidatos classificados/habilitados no exame médico específico como portadores de deficiência ou de pessoas negras ou afrodescendentes, os cargos reservados serão revertidos para os de ampla concorrência e preenchidas pelos demais candidatos aprovados, de acordo com a ordem de classificação.
+Maioria das vagas de emprego com carteira assinada está nas micro e pequenas empresas
O cargo de fiscal de posturas, antigamente conhecido como agente vistor, pagará aos aprovados salário inicial de R$ 8 mil para cumprir jornada de trabalho de 40 horas semanais. A função pode ser desempenhada por quem tem idade mínima de 18 anos completos e nível superior em qualquer formação.
O fiscal de posturas municipais tem entre suas atribuições desempenhar atividades de orientação e fiscalização das normas como o Código de Edificações, o Zoneamento; o Abastecimento e as Posturas Municipais. A carreira de agente vistor passou a ser chamada de fiscal de posturas municipais em 18 de fevereiro deste ano, quando o prefeito Ricardo Nunes sancionou a lei 17.913.
De acordo com essa legislação, a bonificação de desempenho de fiscalização, que será concedido ao servidor de acordo com o atendimento das metas, tem valor médio definido em R$ 6.500. Esse valor poderá ser pago semestralmente, a partir do segundo ano após ingresso na carreira.
Os servidores também poderão ter direito a benefícios, compatíveis com a remuneração por subsídios, como:
+Vai prestar concurso público da Defensoria ou do MP? STF emite importante decisão
A inscrição, foi recebida pelo site Vunesp entre 31 de maio e 6 de julho. As provas estão marcadas para o dia 27 de agosto e serão divididas em duas etapas. A primeira, com quatro horas de duração, será de 80 questões:
A segunda será dissertativa, também com quatro horas de duração. Nesta avaliação o candidato deverá produzir um texto dissertativo-argumentativo e analisar um estudo de caso, no qual serão verificados seus conhecimentos, considerando capacidade de leitura, interpretação e escrita.
+++O JC concursos disponibiliza mais informações na página do concurso Prefeitura de São Paulo para fiscal de posturas.
Sociedade BrasilO Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.
Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.