Quem não foi aceito na segunda edição do Revalida 2022 pode enviar recurso até 14 de julho. Exame para validar diploma de medicina cursada no exterior será aplicado em 7 de gosto
MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR Publicado em 08/07/2022, às 16h45
Se você cursou medicina no exterior e se inscreveu na segunda edição do Revalida 2022 para conseguir atuar como médico no Brasil, saiba que o Inep já divulgou o resultado da análise do diploma, etapa prévia necessária para o candidato avançar para a 1ª fase do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira.
A consulta do resultado deve ser feita por meio do Sistema Revalida, disponível neste link. Quem não teve o documento aceito tem o direito de apresentar recurso até o dia 14 de julho, próxima quinta-feira. A contestação deve ser feita na mesma plataforma online e o julgamento será divulgado a partir do dia 18 de julho de 2022.
Em nota, o Inep ressaltou que "o único documento aceito é o diploma médico original expedido por instituição de educação superior estrangeira reconhecida no país de origem pelo ministério da educação ou órgão equivalente". Além disso, o diploma deve estar autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros.
É importante, ainda, que os dados pessoais informados estejam iguais aos cadastrados na Receita Federal do Brasil. “No caso de reprovação da documentação apresentada, o participante poderá inserir novo arquivo para análise", informou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. O arquivo deve ser digitalizado (frente e verso) e estar em formato PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB.
+Quais são os profissionais mais bem pagos da medicina? Confira!
O exame é composto por duas etapas: teórica e prática, mas só participa da segunda quem for aprovado na fase inicial, que contempla provas objetiva e discursiva. A primeira etapa do Revalida 2022 está prevista para o dia 7 de agosto e será aplicada em oito cidades brasileiras:
Os testes abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica; cirurgia; ginecologia e obstetrícia; pediatria; e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.
+Aprovado empréstimo consignado para quem ganha Auxílio Brasil; Veja valor liberado
O exame voltado a validar diploma estrangeiro em medicina é aplicado pelo Inep desde 2011. Segundo o instituto, o objetivo do Revalida 2022 é avaliar habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Sociedade Brasil