O salário de delegado é um dos principais atrativos para quem se interessa pela carreira policial. Saiba qual são as principais funções e qual estado paga melhor
Mylena Lira Publicado em 03/05/2023, às 21h31
O concurso público para delegado é um dos mais concorridos e valorizados no Brasil. Além da estabilidade financeira, que é uma das principais vantagens de prestar concurso público em geral, outro atrativo é o salário de delegado. O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) divulgou hoje (3) o ranking das maiores remunerações para a carreira.
São Paulo figura entre os estados que pagam pior aos profissionais. O anúncio de reajuste aos policiais feito ontem pelo governador Tarcísio de Freitas não mudará essa realidade. O Sindpesp reclama, ainda, que os policiais militares vão receber reajuste quase 5% maior do que o previsto para os delegados do estado, conforme proposta enviada ontem à Assembleia Legislativa de SP (Alesp).
Confira abaixo o ranking de salários por unidade da federação:
A proposta de reajuste salarial para a PC-SP prevê um aumento de 17,03% para delegados de 1ª classe, 18,92% para delegados de 2ª classe e 20,70% para delegados de 3ª classe. Um novo concurso para delegado deve ser lançado em breve. A seleção já conta com comissão organizadora nomeada, conforme publicação no Diário Oficial do Estado, feita em 15 de abril. Ao todo, serão ofertadas 3.500 vagas, sendo 552 para delegado.
+Bolsonaro é alvo da Polícia Federal e tem celular apreendido após busca em sua casa
Tanto o cargo de delegado da Polícia Civil quanto o da Polícia Federal, que paga salário acima de R$ 23,6 mil, exigem formação em Direito. De acordo com a Lei nº 12.830/2013, cabe ao delegado, na qualidade de autoridade policial, a condução da investigação criminal por meio de inquérito policial ou outro procedimento previsto em lei, que tem como objetivo a apuração das circunstâncias, da materialidade e da autoria das infrações penais.
O delegado é quem comanda a PC ou a PF. Entre as funções do cargo estão investigar crimes, reunir provas, ouvir testemunhas e acusados, elaborar relatórios, coordenar operações policiais, prender suspeitos, identificar culpados e encaminhar os casos para a Justiça. Além disso, também é responsável por orientar e coordenar a equipe de escrivães e investigadores e manter a ordem pública.
O perfil ideal do candidato ao cargo de delegado inclui algumas características fundamental. É importante ter uma boa capacidade de análise, habilidades de comunicação e negociação, liderança e capacidade de trabalho em equipe. A integridade moral e ética também são fundamentais para a exercer a função.
+Polícia Federal prende ajudantes de Bolsonaro; Ex-presidente é intimado a depor
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Sociedade Brasil