Número de faltas podem ser controladas por tecnologia do Governo do Estado de São Paulo; nova ferramenta também irá levantar dados demográficos; Veja
Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br Publicado em 16/03/2022, às 15h35
Mais uma novidade que pretende melhorar os diagnósticos da educação no estado de São Paulo. É que uma tecnologia do Governo vai controlar o número de faltas dos alunos da rede estadual de ensino. A nova ferramenta irá ajudar a diminuir a evasão escolar e contribuir para o levantamento de dados demográficos de SP.
A 3 ° edição do Programa de Inovação em Governo do IdeiaGov tem início com a identificação das demandas dos órgãos públicos, ao aplicar uma metodologia de compreensão de desafios. Logo após esse momento, editais de chamamento públicos serão lançados para o recebimento de propostas de soluções que possam atender a cada desafio.
💡A 3ª edição do IdeiaGov foi lançada com novos desafios na Educação e Fundação SEADE. O objetivo é encontrar soluções tecnológicas que ajudem a diminuir a evasão escolar e que contribuam para aprimorar o levantamento de dados demográficos do Estadohttps://t.co/tY70cn6xkH pic.twitter.com/eMdEPyaqD9
— Governo de S. Paulo (@governosp) February 27, 2022
A Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) do estado de São Paulo tem buscado soluções para melhorar a análise de dados sobre a defasagem de aprendizagem dos estudantes, além de controlar o número de faltas dos alunos para auxiliar gestores e docente na tomada de decisões e no planejamento estratégicos que possa diminuir as dificuldades de aprendizagem e baixo desempenho dos alunos.
Ao todo, a rede estadual de ensino de SP possui mais de 5 mil escolas, além dos 250 mil profissionais e 1,4 milhão de estudantes. A nova tecnologia irá ajudar a impulsionar os resultados positivos para a pasta, já que são mais de 50 mil estudantes que têm dificuldades em progredir na sua jornada estudantil.
Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), indicadores apontam para um cenário favorável para a aprovação dos anos iniciais e finais, embora tenha havido uma queda no Ensino Médio. Entretanto, apenas em 2020, as taxas de reprovação chegaram a 38.674 alunos e 12.093 estudantes abandonaram a escola.
O Governo de São Paulo lançou edital para Pessoas Jurídicas, Consórcios, Grupos de Empresas e Institutos de Pesquisa. O objetivo é encontrar soluções tecnológicas que possam auxiliar na avaliação estudantil e contribua para manter o crescimento da qualidade do ensino em SP. Ao propor uma solução, ela deve ser capaz de coletar e disponibilizar informações para que seja possível acompanhar visualmente, analisar e exigir indicadores. Confira atividades desempenhadas e os benefícios com a nova tecnologia:
Confira o edital clicando aqui.
As inscrições podem ser realizadas no portal: https://materiais.ideiagov.sp.gov.br
Veja cronograma:
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil