De acordo com o governo federal, o saque FGTS, com resgate de até R$ 1 mil, está liberado para cerca de 42 milhões de trabalhadores
Victor Meira | victor@jcconcursos.com.br Publicado em 28/05/2022, às 11h13
Neste sábado (28), a Caixa Econômica Federal liberou o Saque FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para os trabalhadores nascidos em setembro. Em 2022, há uma novidade, pois os valores de até R$ 1 mil serão disponibilizados nas contas poupança digitais do banco estatal, a mesma que é utilizada para pagar os benefícios sociais.
Deste modo, os recursos só podem ser movimentados por meio do aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS). Além de transferências para outras contas correntes, o app permite fazer o pagamento de contas domésticas e a realização de compras virtuais em estabelecimentos não conveniados.
Caso você queira dinheiro vivo, também é possível ter essa opção. Com o Caixa Tem, você consegue fazer o saque em caixas eletrônicos.
Como o processo está sendo feito de forma digital, o trabalhador não precisa se deslocar para uma agência da Caixa para pegar o dinheiro. Caso fique com alguma dúvida, você pode consultar os valores no aplicativo do FGTS (disponível para Android e iOS) ou no site.
Assim, o trabalhador deve ficar atento. A maioria receberá o dinheiro automaticamente na conta poupança social digital da Caixa. Contudo, em caso de dados incompletos que não permitam a abertura da conta digital, o trabalhador terá de pedir a liberação dos recursos.
Confira abaixo o calendário de Saque FGTS 2022:
O trabalhador também precisa ficar atento ao prazo de saque FGTS. Ele estará disponível até o dia 15 de dezembro. Caso o dinheiro não seja resgatado, retirado ou transferido para uma conta corrente, ele volta para a conta vinculada do FGTS depois dessa data.
O dinheiro não movimentado será restituído ao FGTS, com correção pelo rendimento do Fundo de Garantia correspondente ao período em que ficou parado na conta poupança digital.
Com o saque FGTS, você pode aproveitar a oportunidade para pagar aquela dívida atrasada, comprar algo que precisa em casa ou até mesmo ajudar com os gastos do dia a dia. Confira abaixo as principais informações sobre o benefício.
*com informações da Agência Brasil e Caixa Econômica Federal
+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil