A Páscoa é uma das celebrações mais importantes do calendário cristão, pois marca a ressurreição de Cristo. Então, por qual motivo o coelho e o ovo de chocolate são símbolos da Páscoa?
Mylena Lira Publicado em 05/04/2023, às 13h57
A Páscoa é uma das celebrações mais importantes do calendário cristão. A data marca a ressurreição de Jesus Cristo e é comemorada em todo o mundo de diferentes formas. Mas você já se perguntou por que o coelho e o ovo de chocolate são símbolos da Páscoa?
A tradição do coelho como símbolo da Páscoa tem origem em países europeus como a Alemanha, onde a figura do coelho era associada à fertilidade e ao renascimento da natureza na primavera. Com o tempo, o coelho passou a ser relacionado à ressurreição de Jesus Cristo, que simboliza a vida nova e a renovação.
Já a tradição do ovo de chocolate como presente na Páscoa é mais recente, datando do século XIX. Antes disso, era comum presentear amigos e familiares com ovos pintados ou decorados com desenhos simbólicos. A tradição de presentear ovos de chocolate começou na Europa e rapidamente se espalhou pelo mundo todo.
Assim como o coelho, o ovo de Páscoa também simboliza a renovação da vida e do ciclo natural das coisas e a fertilidade. Por isso, hoje em dia, o coelho e o ovo de chocolate são figuras presentes em muitas celebrações da Páscoa.
Os ovos de chocolate são vendidos em diversos formatos e tamanhos, desde os pequenos até os gigantes, com recheios variados e até mesmo brinquedos dentro. Já os coelhinhos são representados em decorações e enfeites, além de serem utilizados em jogos e brincadeiras para crianças.
Independentemente de como você celebra a Páscoa, o importante é lembrar o verdadeiro significado da data e compartilhar momentos felizes e de união com as pessoas que você ama.
+Bolsa Família vai pagar dinheiro extra para gestantes e quem tem filhos com até 18 anos
Embora seja um dos símbolos da Páscoa mais famoso, consumir muito ovo de chocolate pode ser prejudicial à saúde. Embora o chocolate possa trazer benefícios para a saúde em pequenas quantidades, consumir grandes quantidades pode causar o efeito contrário.
Não existe uma quantidade ideal de consumo de chocolate por dia, já que isso pode variar de acordo com o tipo de chocolate, o teor de cacau, a idade e o estado de saúde da pessoa. No entanto, recomenda-se que o consumo diário de chocolate não ultrapasse 30 gramas por dia, o que equivale a cerca de um quadradinho de chocolate amargo.
Consumir muito chocolate na Páscoa pode trazer alguns perigos para a saúde, pois o produto pode conter altas quantidades de açúcar e gordura. Entre os problemas que comer chocolate em excesso pode ocasionar estão:
Outro problema relacionado ao consumo excessivo de chocolate é a presença de cafeína e teobromina, substâncias estimulantes que podem aumentar a frequência cardíaca e a pressão arterial, causando sintomas como ansiedade, insônia e tremores.
+Empregada doméstica vai receber R$ 800 mil após Justiça condenar patroa; Saiba motivo
Portanto, é importante lembrar que o chocolate pode ser um alimento prazeroso e saudável, mas quando consumido em pequenas quantidades. Na Páscoa, é possível desfrutar do chocolate sem exageros, optando por porções menores e chocolates com teor de cacau mais elevado, que contêm menos açúcar e mais antioxidantes benéficos para a saúde.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Sociedade Brasil