Autoridades recomendam precaução à população e acompanhamento dos alertas meteorológicos. Algumas regiões podem ser mais afetadas do que outras
Pedro Miranda Publicado em 22/03/2024, às 19h18
A chegada iminente de uma frente fria na região Sudeste tem provocado reações em diversos setores. Com a previsão de temporais intensos, as autoridades do município e do estado do Rio de Janeiro decretaram ponto facultativo em repartições públicas como medida preventiva.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a frente fria trará chuvas fortes, especialmente para o território fluminense, litoral norte de São Paulo, sul do Espírito Santo e regiões da mata e Serra da Mantiqueira em Minas Gerais.
A meteorologista Naiane Araújo, do Inmet, explicou que o encontro da massa de ar frio, vinda do sul do país, com a massa de ar quente e úmido já instalada no Sudeste há alguns dias, potencializará a instabilidade na região. Esse fenômeno é comum nesta época do ano, mas as chuvas intensas trazem preocupação devido ao grande perigo que representam.
Embora o alerta abranja áreas extensas, Naiane ressalta que algumas regiões podem ser mais afetadas do que outras, devido a fatores como predominância do ar quente e características do relevo. O Inmet prevê chuvas superiores a 60 milímetros por hora e acumulados de até 200 mm até domingo, com riscos de danos em edificações, cortes de energia, quedas de árvores, alagamentos e transtornos no trânsito.
A população, especialmente das áreas vulneráveis, é aconselhada a tomar precauções e acompanhar os alertas das autoridades meteorológicas para evitar possíveis danos e garantir sua segurança durante o período de instabilidade climática.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil