Título de eleitor: alta procura deixa site do TSE fora do ar temporariamente

Alta procura para regularizar o título de eleitor deixa site do TSE fora do ar temporariamente nesta segunda-feira (2); prazo segue até dia 4 de maio

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br   Publicado em 02/05/2022, às 19h45

TSE

Faltando apenas poucos dias para o encerramento do prazo para regularização do título de eleitor, o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ficou fora do ar temporariamente na tarde desta segunda-feira (2) em alguns momentos. 

De acordo com a Corte eleitoral, o grande número de acessos ao sistema do e-título causou o problema. Apenas até às 17h de hoje, o TSE registrou a realização de 431 mil atendimentos. 

+++ Concursos públicos para enfermeiros somam 982 vagas e salários de até R$ 6 mil

Alta procura deixa site do TSE fora do ar; veja

A instabilidade no site do TSE foi registrada a dois dias para o prazo final para a regularização e emissão do título de eleitor. Em nota, a Corte informou que "as áreas técnicas responsáveis já trabalham para o restabelecimento das páginas e dos sistemas afetados".

O acesso ao processo judicial eletrônico, que permite ver o andamento das ações que tramitam no TSE, ficou fora do ar. O prazo final para regularizar o título de eleitor, fazer ou transferir o documento para votar nas eleições de 2022 encerra na próxima quarta-feira (4). 

Saiba como emitir online o título de eleitor 

Por conta do distanciamento social e a preservação da saúde dos eleitores e servidores — ainda estamos vivendo a pandemia da Covid-19, a Justiça eleitoral ampliou o serviço do Título Net e agora o usuário pode solicitar a primeira via do título de eleitor, transferência de domicílio eleitoral e alteração de dados cadastrais. 

No caso daqueles que irão solicitar o título pela primeira vez, é necessário acessar o Título Net. Logo após, escolha o estado em que você mora e clique em avançar. A lista de documentos necessários para concluir a solicitação vai aparecer na tela.

Na aba ‘Título de Eleitor’, em caso de primeira via, selecione a opção ‘Não tenho’ e prossiga o atendimento. Após o envio dos dados, toda a documentação será analisada pela justiça eleitoral. Para acompanhar o andamento da solicitação, acesse o mesmo site. Para realizar todo o procedimento da maneira 100% digital, o cidadão precisa acessar o sistema aqui! Preparar toda a documentação que será anexada ao requerimento, veja lista:

No caso das imagens, elas não podem ultrapassar o tamanho máximo de 10MB, sendo permitido os formatos: PNG, PDF e JPG.  

Ao avançar no procedimento, inicialmente selecionando o domicílio eleitoral, no campo “Título de Eleitor”, basta informar a opção “NÃO TENHO”, no caso daqueles que não possuem o título de eleitor. No formulário, você deve informar ao menos um telefone para contato, o requerimento será concluído após a análise das informações prestadas. Você pode acompanhar o seu requerimento aqui

Para os eleitores que precisam mudar o domicílio eleitoral ou realizar mudança no cadastro eleitoral, eles precisam conferir a situação eleitoral no site da Justiça Eleitoral. Logo após, é só seguir os mesmos passos descritos acima para quem vai solicitar o título de eleitor pela primeira vez. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil