Empresas de transportes da grande São Paulo estão ofertando benefício do transporte gratuito a desempregados em SP; Veja quem pode ter direito
Jean Albuquerque Publicado em 26/02/2024, às 12h45
Para auxiliar moradores do Estado de São Paulo no desafio de procurar um novo emprego, as empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), CPTM, EMTU e Metrô estão ofertando o benefício do transporte gratuito a desempregados em SP.
A iniciativa garante o acesso gratuito aos serviços de transporte público, facilitando a locomoção e reduzindo as preocupações financeiras durante determinado período. Tem direito os trabalhadores que estão desempregados há mais de 30 dias que podem solicitar a Credencial para Trabalhadores Desempregados no sistema de trilhos.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
O processo para solicitar essa credencial é simples: os interessados devem dirigir-se ao posto de emissão localizado na estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), no horário das 8h às 16h, munidos dos seguintes documentos:
+ Programa anunciado pelo governo transforma imóveis da União em moradias populares
Ao utilizar os serviços da CPTM e do Metrô, os passageiros precisarão apresentar tanto a credencial quanto a carteira de trabalho nos acessos controlados. Os bilhetes especiais para desempregados que já estão em posse dos passageiros poderão ser utilizados até sua data de expiração.
Para informações adicionais, os passageiros podem entrar em contato pelo telefone 0800 055 0121 ou visitar os sites www.cptm.sp.gov.br e www.metro.sp.gov.br.
Somente no ano de 2023, um total de 24.446 pessoas foram beneficiadas por esse programa, representando um aumento de 9% em relação ao ano anterior, quando foram emitidas 22.376 credenciais.
Assistência em transporte intermunicipal por ônibus
No caso da EMTU, os residentes ou aqueles que tiveram seu último registro de trabalho na região do ABC paulista têm direito a benefícios similares. Nas áreas de São Mateus e Jabaquara, na capital, e em Mauá, no ABC, o benefício é concedido apenas a quem mora próximo ao Corredor Metropolitano ABD.
Contudo, é importante observar que o solicitante deve estar desempregado por mais de 2 meses, mas menos de 6 meses (de 60 a 180 dias). A credencial tem uma validade de 28 dias consecutivos e pode ser solicitada através do telefone: 4341-1175, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Posteriormente, será necessário apresentar os seguintes documentos:
Em 2021, a EMTU emitiu um total de 142 Credenciais para Desempregados, enquanto em 2022 foram emitidas 159 carteiras.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil