Voluntários com conhecimento em libras podem se inscrever para trabalhar nas eleições de 2022; veja detalhes e saiba como se candidatar no site do TRE-SP
Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br Publicado em 04/08/2022, às 18h03
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) está em busca de voluntários com conhecimento em Libras para trabalhar nas eleições de 2022. O cadastramento já foi iniciado.
Os interessados, a voluntária ou o voluntário devem acessar o site do TRE-SP e preencher um formulário para cadastro. Esses cidadãos irão dar suporte a eleitores e eleitoras surdas ou com deficiência auditiva durante o voto em todos os locais de votação do Estado de São Paulo.
+++ Servidores públicos com maior margem de crédito consignado; saiba qual
Os que irão trabalhar terão direito a 2 dias de folga para cada dia serviço prestado, além do auxílio-alimentação no valor de $ 45 reais por turno de votação. Também é possível ter a preferência no desempate em concursos públicos que tenham a regra prevista em edital e as horas trabalhadas podem ser utilizadas como atividade curricular complementar em universidades.
A Justiça Eleitoral teve ontem para nomear todos os mesários e mesárias que irão trabalhar no pleito deste ano. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que a nomeação para os dois milhões de voluntários e convocados começou a ser feita em 5 de julho.
Para aqueles que foram selecionados, a Justiça Eleitoral irá comunicar por e-mail, WhatsApp ou carta. Logo após, eles passarão por um treinamento por meio de uma plataforma de ensino a distância ou pelo aplicativo do mesário. Também há a possibilidade de realizar o treinamento de maneira presencial.
Muitos desconhecem, mas os cidadãos que foram convocados para trabalhar nas eleições de 2022 podem ter direito a alguns benefícios, além da participação do processo democrático para escolher os governantes que irão exercer os cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e estadual nos próximos quatro anos.
Os benefícios são os mesmos oferecidos ao voluntário que irão trabalhar ajudando os eleitores com a língua de sinais (Libras). Sendo assim, os mesários/as recebem auxílio-alimentação no valor máximo de R$ 45 no dia da eleição, além de ter direito a dois dias de folga a cada dia trabalhado e ao concluir o treinamento, sem que haja desconto no salário. Também o tempo trabalhado conta como horas complementares no caso dos universitários, e pode servir como critério de desempate em caso de empate em concurso público.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil