Atenção, devedores! ÚLTIMAS HORAS para aderir ao Desenrola Brasil

Prazo limite para renegociação de dívidas pelo Programa Desenrola Brasil encerra nesta segunda-feira (20) para brasileiros na faixa 1; Saiba mais

Jean Albuquerque   Publicado em 13/05/2024, às 18h45 - Atualizado em 20/05/2024, às 15h19

Canva

O prazo para renegociar dívidas do Programa Desenrola Brasil está se encerrando, com a data limite marcada para esta segunda-feira (20), especialmente para os brasileiros que por conta da faixa de renda estão enquadrados na Faixa 1

Segundo dados recentes do Ministério da Fazenda, cerca de 14,75 milhões de pessoas já aproveitaram a oportunidade para renegociar aproximadamente R$ 51,7 bilhões em dívidas.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

Desde sua implementação em outubro de 2023, a Faixa 1 abrange indivíduos com renda de até dois salários mínimos ou cadastrados no Cadastro Único (CadÚnico). Esta fase contempla dívidas registradas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022, com limite de R$ 20 mil cada, após os descontos concedidos pelo Desenrola.

+ Calouros podem pagar mais por mensalidade em faculdade privada, decide STJ

Descontos de até 83% no valor das dívidas 

O programa oferece descontos significativos, em média de 83% sobre o valor das dívidas, podendo, em determinadas circunstâncias, chegar a mais de 96% do total devido. Os pagamentos podem ser efetuados de forma integral ou parcelada, sem entrada, com prazo de até 60 meses para quitação.

Além das dívidas bancárias, como cartões de crédito, o Desenrola também possibilita a negociação de contas em atraso de instituições educacionais, fornecedores de energia, água, telefonia e estabelecimentos comerciais. 

A plataforma do programa permite o parcelamento inclusive com instituições bancárias não vinculadas à pessoa devedora, possibilitando a escolha da opção com a melhor taxa de juros para pagamento parcelado.

Para aqueles com múltiplas dívidas, mesmo de diferentes credores, há a opção de consolidar todos os débitos em uma única negociação, seja para pagamento à vista em um único boleto ou PIX, ou para financiamento do valor total no banco de preferência.

O acesso ao Desenrola requer uma conta Gov.br. Utilizadores de todos os níveis de conta — bronze, prata e ouro — têm acesso às ofertas de negociação e podem optar pelo parcelamento do pagamento. Em caso de escolha por canais parceiros, não é necessário o uso da conta Gov.br.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Governo federal Dívidas Desenrola Faixa 1
Sociedade Brasil