Decisão do STJ autoriza faculdades privadas a cobrarem mensalidades mais altas para calouros em relação aos veteranos; Saiba detalhes sobre o caso
Em uma decisão importante para o ensino superior no Brasil, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou faculdades privadas a cobrarem mensalidades mais altas para calouros em relação aos veteranos, desde que comprovem o aumento de custos com alterações no método de ensino.
A Terceira Turma do STJ, por maioria de votos, reverteu uma decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) que obrigava uma faculdade de Brasília a cobrar a mesma mensalidade de todos os alunos do curso de medicina, independentemente do semestre.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
O relator do caso, Ministro Moura Ribeiro, destacou que a faculdade em questão apresentou documentação que comprovava o aumento de custos com a remodelação do curso de medicina, justificando a diferenciação na mensalidade para novos ingressantes.
LEIA TAMBÉM
O Ministro ressaltou que a cobrança diferenciada deve ser proporcional ao aumento de custos e restrita aos períodos em que este se mantém. Ele também enfatizou que os alunos tiveram a oportunidade de contestar as provas apresentadas pela faculdade, mas não o fizeram.
A decisão do STJ abre caminho para que outras faculdades privadas adotem a prática de mensalidades diferenciadas para calouros e veteranos, desde que sigam os critérios estabelecidos pelo tribunal.
+ PIB em ritmo acelerado: Mercado sobe projeção para a economia brasileira em 2024
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) desempenha um papel crucial no sistema judiciário brasileiro, exercendo suas atribuições com base na Constituição Federal e na legislação infraconstitucional. Como órgão de cúpula da Justiça Ordinária, o STJ é responsável por garantir a uniformidade da interpretação das leis federais em todo o território nacional.
Uma das principais atribuições do STJ é julgar recursos especiais, que são interpostos quando há questões de direito federal a serem analisadas. Além disso, o Tribunal também é competente para julgar recursos ordinários em habeas corpus, mandados de segurança, mandados de injunção e ações rescisórias, entre outros tipos de processos.
O STJ exerce um papel fundamental na proteção dos direitos e garantias fundamentais dos cidadãos, assegurando a aplicação correta da legislação federal e a uniformidade das decisões judiciais em todo o país. Além disso, o Tribunal contribui para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do ordenamento jurídico brasileiro por meio da sua atuação jurisprudencial.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.