Alguns profissionais enfrentam dificuldades de tirar férias pela sensação de culpa ou ao medo de "perder tempo". Confira algumas dicas para desligar-se completamente durante o período
Pedro Miranda Publicado em 13/12/2023, às 12h09
À medida que o final do ano se aproxima, o período de férias coletivas se torna uma oportunidade crucial para o repouso e o descanso, desempenhando um papel fundamental na preservação da saúde mental e física.
Dados da International Stress Management Association (ISMA-BR) revelam que 72% da população brasileira sofre alguma sequela do estresse, com 32% enfrentando a síndrome de burnout, uma condição associada à exaustão profissional cada vez mais comum, especialmente no universo corporativo.
A CEO do Instituto de Pesquisa de Estudos do Feminino e das Existências Múltiplas (Ipefem), Ana Tomazelli, destacou ao Mundo RH que o burnout pode ser agravado pelas intensas jornadas de trabalho no ambiente doméstico, levando muitos profissionais à completa exaustão mental e física.
Alguns profissionais, entretanto, enfrentam dificuldades em destinar tempo para o descanso devido à sensação de culpa ou ao medo de "perder tempo".
Levar as preocupações do trabalho para casa, trabalhar aos finais de semana ou não conseguir se desligar das funções por um período prolongado pode resultar em desequilíbrio no bem-estar e abrir espaço para doenças ocupacionais.
"Tirar férias é uma necessidade; este é o período que o corpo e a mente precisam para relaxar e recuperar as energias. Descansar é uma ação fundamental para reequilibrar o bem-estar profissional e pessoal de cada indivíduo", ressalta a psicanalista Ana Tomazelli.
Desligar-se completamente durante as férias pode ser desafiador, mas algumas dicas podem ajudar, como limitar a comunicação com o trabalho, reservar um horário específico para verificar e-mails e evitar o excesso de telas, proporcionando ao cérebro um descanso do estímulo diário.
Os benefícios das férias incluem a redução do estresse, melhoria na saúde mental e física, e a oportunidade de aproveitar o tempo livre para estar com a família, amigos ou se dedicar a hobbies. Além disso, o período de descanso contribui para o alívio das preocupações, promovendo a criatividade, a expansão de novas ideias e, consequentemente, o aumento da produtividade ao retornar ao trabalho.
Em um mundo onde a pressão e as demandas são constantes, as férias se revelam não apenas como um luxo, mas como uma necessidade vital para preservar a saúde integral dos profissionais.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concurso
Sociedade Brasil