O procedimento pode ser feito pelo e-Título ou pelo Sistema Justifica. Pessoas que estão no exterior também podem fazer a justificativa; veja detalhes
Pedro Miranda Publicado em 01/10/2022, às 12h33
As pessoas que precisam justificar sua ausência durante o primeiro e segundo turnos das Eleições 2022 podem utilizar o aplicativo e-Título durante o horário de votação, que é das 8h às 17h. A justificativa também pode ser realizada em qualquer local de votação com a apresentação do requerimento de justificativa eleitoral e de um documento de identificação com fotografia, durante o período eleitoral.
Caso não seja possível justificação durante o horário de votação, a situação pode ser regularizada até 60 dias após cada turno sem incorrer em multa. O procedimento pode ser feito pelo e-Título ou pelo Sistema Justifica. Além do preenchimento dos documentos, é necessário anexar comprovantes, como o bilhete de passagem, que comprove a ausência na votação. A justificativa será examinada por um juiz eleitoral.
+++ Voto em trânsito: mais de 300 mil eleitores votarão em outro local no 1º turno
Qualquer pessoa no exterior pode justificar o uso do e-Título ao votar. Também pode ser justificado em até 60 dias de cada turno ou em até 30 dias após o retorno ao Brasil. Em todos os casos, o eleitor deve fornecer um motivo para cada turno em que não pôde participar.
A votação começará às 8h, horário de Brasília, e terminará às 17h. Diferentemente das eleições anteriores, o horário de votação para esta eleição será uniforme em todo o país, ou seja: as regiões com fuso horário seguirão o horário de Brasília.
Com um sistema eleitoral eletrônico confiável e seguro, o Brasil começará a contar os votos imediatamente após o fim das votações, espera-se que os resultados sejam conhecidos em poucas horas. Dependendo do número, um segundo turno para o presidente ou governador poderá ser feito no domingo, 30 de outubro.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil