O estado de São Paulo foi o estado com maior número de pedidos de voto em trânsito para o primeiro turno da votação, 82.393. Veja como consultar o seu lugar de votação
Neste domingo (2), será realizado o 1º turno das Eleições 2022. Neste pleito, mais de 330 mil eleitores devem votar em outro local por meio do voto em trânsito. De acordo com a Justiça Eleitoral, houve um aumento de 278% nas solicitações de voto em trânsito em relação ao primeiro turno da eleição de 2018, quando foram feitos 87.979 pedidos, um aumento de 277% em relação ao segundo turno, quando registraram 83.494 inscrições.
O prazo para requerimento, alteração ou cancelamento da habilitação para votar em trânsito ou em seção distinta da origem nas eleições deste ano terminou em 18 de agosto. Já para militares, guardas municipais, agentes de trânsito e pessoas convocadas para apoio logístico, entre outros, o prazo foi até 26 de agosto.
O estado de São Paulo foi o estado com maior número de pedidos para o primeiro turno da votação do trânsito 82.393. Desses, 38.030 paulistas pretendem votar fora de sua seção eleitoral, mas no próprio estado, o maior colégio eleitoral do país. Por outro lado, 44.363 eleitores de outros estados solicitaram o direito de voto em São Paulo. Em 2018, São Paulo também registrou o maior número de eleitores que cruzaram a fronteira para votar na primeira fase das eleições: 17.773.
+++ Padre Kelmon não é sacerdote da Igreja Católica; Veja nota oficial
LEIA TAMBÉM
A segunda maior transferência de voto em trânsito do primeiro turno foi realizada no Rio de Janeiro, onde 30.916 eleitores pediram para votar fora de suas cidades. Destes, 14.054 cariocas vão fazer voto em trânsito para votar em seu próprio estado e 16.862 vão votar em outros estados. Em 2018, a segunda maior rotatividade de eleitores no primeiro turno ocorreu em Minas Gerais, com 10.163 requerimentos.
Para saber o local onde votar em trânsito, o eleitor deve acessar o Portal do TSE e clicar no link Consulta aos locais de votação para o voto transitório (pessoas ausentes do seu domicílio eleitoral), localizado em “Locais de Votação”, na aba “Eleições 2022”.
“Caso o eleitor habilitado para votar em trânsito não compareça à seção, deverá justificar a ausência, inclusive se estiver no domicílio eleitoral de origem no dia da eleição. A justificativa não poderá ser feita no município por ele indicado para o exercício do voto”, orienta o TSE.
Este ano, 26.725 militares solicitaram transferência temporária (TTE) para seu departamento no primeiro turno. Os presos temporários, por sua vez, fizeram 12.903 solicitações. Na Justiça Eleitoral, houve 7.792 pedidos de transferência provisória de cédulas e 149.643 TTEs oficiais.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.