A Comissão de Finanças e Tributação, da Câmara dos Deputados, aprovou o projeto de lei nº 5.909/09, que cria 209 cargos efetivos para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Redação Publicado em 09/06/2010, às 15h00
A Comissão de Finanças e Tributação, da Câmara dos Deputados, aprovou o projeto de lei nº 5.909/09, que cria 209 cargos efetivos para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O documento dispõe, também, sobre a função estrutural do órgão. A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania. Haverá 88 vagas para analistas e 121 cargos de técnicos.
Para o relator do documento, o deputado Luciano Castro (PR - RR), a criação do CNMP constitui um marco na história do Ministério Público. Afirmou também que o Conselho tem por finalidade dar mais eficiência à atuação do MP em todo o país.
O CNMP é um órgão externo encarregado de controlar e fiscalizar a atuação administrativa e financeira dos órgãos integrantes do Ministério Público, bem como de supervisionar o cumprimento dos deveres funcionais dos seus membros.
Samantha Cerquetani/SP
Veja também:
Saúde/SP: Governador autoriza concursos para pesquisador
Educação/SP: editais poderão ser lançados já a partir deste mês