Concurso da EBC está à espera de autorização

O pedido de abertura do processo seletivo precisa ser analisado pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior. O órgão pretende abrir vagas em São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão e no Distrito Federal

Redação   Publicado em 11/04/2011, às 13h56

A assessoria de imprensa do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) informou que o pedido de abertura de concurso na Empresa Brasil de Comunicação (EBC), antiga Radiobrás, também precisa ser analisado pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior. O fato de o edital da seleção já estar sendo preparado não significa que o órgão está ileso do corte no Orçamento Geral da União, anunciado em fevereiro deste ano, pois o provimento das vagas necessita de autorização.

O número exato de oportunidades a serem preenchidas ainda não foi definido, mas a assessoria de imprensa da EBC revelou que ficará entre 300 e 400. Haverá chances efetivas e para cadastro reserva em funções de níveis médio e superior.

O organizador do processo seletivo, Cespe/UnB, está escolhido desde 1º de julho de 2010. De acordo com o extrato de dispensa de licitação que formaliza a contratação da empresa responsável pelo concurso, as cidades contempladas com as ofertas seriam São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM) e São Luís (MA), além de Brasília (DF), porém, a assessoria do órgão disse ao JC&E que Manaus ficará de fora dessa lista. Vale destacar que a previsão inicial da EBC era lançar o edital da seleção ainda neste semestre.

Cargos – As vagas que terão como requisito o nível médio completo serão destinadas à área técnica, mas os postos ainda não foram definidos. Já os candidatos que comprovarem o nível superior completo poderão concorrer à função de analista (que envolve as carreiras de advogado, arquiteto, economista, entre outras) ou atuar na área de comunicação (em cargos como editor, pauteiro e repórter).

   

Os salários disponibilizados pelo órgão corresponderão a R$ 1.673 para quem tiver o nível médio e a R$ 2.801 para os profissionais com o nível superior.

Os futuros servidores terão os contratos regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e receberão benefícios. Atualmente, o EBC mantém vínculo com diversos colaboradores temporários, mas, segundo a assessoria de imprensa, todos eles serão substituídos por concursados.  

Processo seletivo anterior – O último concurso promovido pelo órgão, aberto em 2007, quando ainda era a Radiobrás, visava formar cadastro reserva. Os candidatos concorreram aos postos de técnico de comunicação em radiodifusão, com exigência de nível médio, e analista de comunicação em jornalismo, com requisito de nível superior.

Flávio Fernandes/SP

Veja também:

Guarda Municipal/RJ: concurso para 2 mil vagas de guarda está confirmado

Cargo de defensor: DPU cobra do Planejamento criação de 657 vagas

Sobre EBC - Empresa Brasil de Comunicação

Criada em 2007 para fortalecer o sistema público de comunicação, a EBC é gestora dos veículos TV Brasil, Agência Brasil, Radioagência Nacional, Portal EBC, Rádio Nacional AM do Rio de Janeiro (1.130 KHz), Rádio Nacional AM de Brasília (980 KHz), Nacional FM de Brasília (96,1 MHz), Rádio MEC AM do Rio de Janeiro (800 KHz), Rádio MEC FM do Rio de Janeiro (99,3 MHz), Rádio Nacional da Amazônia OC (11.780 KHz e 6.180 KHz), Rádio Nacional AM do Alto Solimões (670 KHz) e Rádio Nacional FM do Alto Solimões (96.1 MHz).