A abertura do concurso estava prevista para o primeiro semestre deste ano, mas o órgão precisou fazer alterações no edital
Redação Publicado em 07/07/2011, às 10h43
O edital do concurso que irá preencher 181 vagas no Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor no Rio de Janeiro (Procon/RJ) deverá ser publicado até o fim deste mês. A informação foi concedida pelo subsecretário de direitos do consumidor do órgão, José Bonifácio Novellino. Segundo ele, a minuta do edital estava pronta, pois a previsão era de que o lançamento ocorresse no primeiro semestre de 2011, mas o texto precisou ser alterado: o órgão teve que se adequar ao sistema de cotas para negros e índios válido para concursos públicos de órgãos do Poder Executivo e da administração do Estado do Rio de Janeiro. O decreto, que prevê reserva de 20% das oportunidades a negros e índios, foi assinado pelo governador Sérgio Cabral em 6 de junho e passou a vigorar hoje, dia 7.
A organização do processo seletivo ficará por conta da Fundação Ceperj e as ofertas serão distribuídas da seguinte forma: superior completo – 80 ofertas de analista de proteção e defesa do consumidor, dez de advogado e dez de executivo público; médio completo (e técnico, dependendo da função) – 50 de agente de proteção e defesa do consumidor, 25 de agente administrativo, três de técnico em contabilidade e três de técnico em informática. Outros 23 cargos comissionados também serão preenchidos.
Para saber mais detalhes, inclusive os valores atualizados das remunerações dos futuros servidores, confira a versão impressa do JC&E (edição 1597) que chega às bancas neste fim de semana.
Flávio Fernandes/SP
Veja também:
Educação/SP: aprovado projeto que cria 10 mil vagas
Guarda Civil Municipal/SP: comissão de concurso já está constituída
Criada pela Lei nº 9.192, de 23 de Novembro de 1995, e Decreto nº 41.170, de 23 de setembro de 1996, a Fundação Procon SP é uma instituição vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo e tem personalidade jurídica de direito público, com autonomia técnica, administrativa e financeira.
O Procon SP tem como missão principal equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores. Tendo por objetivo elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores do Estado de São Paulo.