A afirmação é do secretário de Gestão do MPOG, Marcelo Viana, em relação aos concursos autorizados em 2008.
Redação Publicado em 28/11/2008, às 10h18
O secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Marcelo Viana, afirmou que as 42,9 mil vagas autorizadas para concursos até o momento estão garantidas e que o quadro de autorizações para o próximo ano dependerá da votação da lei orçamentária para 2009 no Congresso Nacional. No projeto está prevista a oferta de 26.570 vagas em âmbito federal, além da substituição de terceirizados (19.423 postos de trabalho), para que seja cumprido o acordo firmado este ano entre a União e o Ministério Público do Trabalho (MPT).
Segundo Viana, os concursos são imprescindíveis para o desenvolvimento econômico e social do país e recuperam a força de trabalho perdida com aposentadorias e evasões, por exemplo.
De acordo com um levantamento feito pela Secretaria de Gestão do MPOG, entre 2003 e 2007, a média de vagas autorizadas para concurso foi de 19 mil ao ano e que, em 2008, esse número dobrou (42.999 em outubro).
De acordo com o MPOG, o aumento do número de ofertas se deu por diversas ações do governo federal, como o lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PNDE), que demandou 30.284 novas vagas de Professor e Técnico-Administrativo no âmbito do Ministério da Educação, a substituição de terceirzados e a criação de carreiras, como a de Infra-Estrutura, que atendeu às obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e à de Políticas Sociais, cujo projeto ainda tramita no Congresso Nacional.
Juliana Pronunciati/SP
O Governo Federal do Brasil é o Poder Executivo no âmbito da União. É sediado em Brasília e é o responsável pelos interesses da administração federal em todo território nacional. Tem como mandatário o presidente da República.