Este será o primeiro concurso promovido pela autarquia. Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, autorizou a seleção no fim de agosto.
Redação Publicado em 09/09/2010, às 15h04
Desde que foi recriada, em dezembro de 2009, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), vinculada ao Ministério da Previdência Social (MPS), planeja realizar o seu primeiro concurso. Quem aguarda a publicação do edital do processo seletivo deve ficar atento, pois a autarquia já ganhou o aval do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para abrir a seleção com cem vagas e anunciou que o edital deverá ser publicado em novembro. A portaria de autorização do concurso foi publicada no Diário Oficial da União no dia 26 de agosto.
Recentemente, a assessoria de comunicação da Previc informou que a intenção do órgão é convocar os aprovados já no início de 2011, o que coincide com o cronograma da portaria de autorização, que explicita que o provimento dos cargos deverá ocorrer a partir de fevereiro do próximo ano.
Níveis médio e superior – A seleção disponibilizará cem oportunidades, das quais 20 serão para profissionais com nível médio e 80 para aqueles que possuem ensino superior completo. As 20 ofertas de nível médio serão para a atividade de técnico administrativo, cujo salário inicial previsto é de R$ 2.424,39.
Já as 80 oportunidades de nível superior estarão divididas entre as carreiras de especialista em previdência complementar (60 vagas) e analista administrativo (20). Ainda não foram divulgadas entre quais áreas de atuação as chances serão distribuídas. A expectativa é que sejam disponibilizadas ofertas para atuários, economistas, contadores, advogados, administradores, psicólogos, técnicos de tecnologia da informação, entre outras especialidades. Para os dois cargos, a remuneração inicial deverá corresponder a R$ 4.600.
Sobre a Previc – A Previc é a responsável pela fiscalização e supervisão das atividades dos fundos fechados de previdência complementar, além de atuar na execução de políticas para o regime de previdência complementar.
Talita Fusco/SP
Veja também:
MPU: presidente Lula sanciona lei que cria 6.084 cargos
Criada pela lei nº 12.154, de 23 de dezembro de 2009, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) é uma autarquia de natureza especial, dotada de autonomia administrativa e financeira e patrimônio próprio, vinculada ao Ministério da Previdência Social e com sede e foro no Distrito Federal.
A Previc atua em todo o território nacional como entidade de fiscalização e de supervisão das atividades das entidades fechadas de previdência complementar. Ela é responsável também pela execução das políticas para o regime de previdência complementar, operado pelas entidades fechadas de previdência complementar (EFPC), observadas as disposições constitucionais e legais aplicáveis.
Os escritórios regionais do órgão estão localizados nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Pernambuco.