MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Edital será publicado no segundo semestre

O Ministério Público da União (MPU) lançará o edital para as carreiras de analista (nível superior) e técnico (nível médio) no segundo semestre. De acordo com o secretário-geral, Lauro Cardoso Neto, o concurso será em âmbito nacional.

Redação
Publicado em 17/06/2010, às 14h34

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Ministério Público da União (MPU) lançará o edital para as carreiras de analista (nível superior) e técnico (nível médio) no segundo semestre. De acordo com o secretário-geral, Lauro Cardoso Neto, o concurso será em âmbito nacional e as provas serão aplicadas em todas as capitais. Recentemente, o Cespe/UnB foi definido como organizador da seleção. Segundo o secretário-geral, a fundação e o MPU estão definindo os prazos e questões operacionais da prova.

Não foi divulgado o número de vagas e nem para quais áreas haverá oportunidades. Porém, estão previstas chances para preencher o déficit de pessoal na área de apoio administrativo. A expectativa é de que sejam oferecidas cerca de 2 mil vagas com salários que podem chegar a R$ 10 mil.

As nomeações poderão ocorrer ainda neste ano, uma vez que a lei eleitoral, que veda nomeações em períodos eleitorais, excetua o Ministério Publico da União, o Poder Judiciário, os Tribunais ou Conselhos de Contas e órgãos da Presidência da República.

Outras oportunidades - O projeto de lei que cria outros 6.804 cargos efetivos para o Ministério Público da União (MPU) já está sendo analisado pelo Senado. Se o documento não for vetado, deverá ser sancionado pelo presidente Lula em breve. Estão previstas 3.749 vagas efetivas para analista (nível superior) e 3.055 para técnico (nível médio). Além disso, foram solicitadas 3.675 funções comissionadas. As vagas efetivas deverão ser preenchidas por meio de concursos.

De acordo com Lauro Cardoso Neto, o concurso deverá ocorrer somente em 2011, já que é preciso de autorização orçamentária para a contratação. Segundo o documento,a criação dos cargos ocorrerá devido à crescente demanda por prestação jurisdicional ao longo dos anos. Sendo assim, torna-se urgente a necessidade de ampliação do seu quadro de servidores.

O MPU conta, atualmente, com dois analistas e três técnicos por membro. Se o projeto for aprovado, a estrutura será de três analistas e cinco técnicos para cada membro.

As oportunidades serão distribuídas da seguinte forma: Ministério Público Federal – 1.694 vagas para analista, 620 de técnicos e 1.531 funções comissionadas; Ministério Público do Trabalho – 1.540 analistas, 1.540 técnicos e 1.037 funções comissionadas; Ministério Público Militar – 83 analistas, 31 técnicos e 359 funções comissionadas; Ministério Público do DF e territórios – 432 analistas, 864 técnicos e 728 funções comissionadas.

Samantha Cerquetani/SP

Veja também:

Serviço Funerário/SP: concurso deverá ser lançado ainda em 2010

Secretaria de Saúde e Defesa Civil/RJ: Edital com 2.412 vagas está previsto para amanhã

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso MPU

MPU
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão

+ Agenda do Concurso

17/06/2011 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.