Instituto oferecerá 120 vagas em breve

Chances serão para o cargo de codificador censitário, que exige nível médio completo. Previsão é que aprovados trabalhem de janeiro a dezembro de 2011.

Redação   Publicado em 04/10/2010, às 10h54

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) deu o aval, no dia 1º de outubro, para que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realize novo processo seletivo simplificado para o Censo 2010. Desta vez, foi autorizado o preenchimento de 120 vagas para codificador censitário, atividade que exigirá dos interessados ensino médio completo.

De acordo com a portaria, a seleção será composta por prova escrita e as contratações dos aprovados no concurso só poderão ocorrer a partir de janeiro de 2011. Os futuros profissionais trabalharão entre janeiro e dezembro de 2011. A assessoria de imprensa do IBGE não divulgou o valor da remuneração.

Segundo a assessoria, ainda não há previsão de quando o edital do processo seletivo será lançado, já que o cronograma da seleção só será definido após a escolha da empresa organizadora, o que ainda não ocorreu.

Seleção anterior – Em agosto, o IBGE promoveu processo seletivo para complementar o quadro de recenseadores (nível fundamental) do Censo 2010. Foram oferecidas 2.006 vagas para os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Goiás e Paraná. Nesta seleção, não houve provas, já que os candidatos foram avaliados através de títulos (de acordo com a escolaridade).

Já em fevereiro, o instituto publicou o edital de seu grande concurso para recenseador, que disponibilizou 191.972 oportunidades. Mais de um milhão de candidatos concorreram às vagas.

Talita Fusco/SP

Veja também:

Petrobras: empresa já estuda abrir processo seletivo

Senado: seleção deverá ocorrer no início de 2011

Sobre IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se constitui no principal provedor de dados e informações do país, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.A instituição oferece uma visão completa e atual do país, por meio do desempenho de suas principais funções: produção e análise de informações estatísticas; coordenação e consolidação das informações estatísticas; produção e análise de informações geográficas; coordenação e consolidação das informações geográficas; estruturação e implantação de um sistema da informações ambientais; documentação e disseminação de informações; e coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais