MPOG analisa pedido de 5 mil vagas

A estimativa é de 2 mil vagas para Policiais e 3 mil para servidores da área Administrativa.

Redação   Publicado em 30/05/2008, às 15h54

A Polícia Federal ainda aguarda aval do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para abrir novos concursos em seu quadro. De acordo com as última informações colhidas junto ao setor de Planejamento do órgão ainda não há uma definição de data prevista para abertura de novos concursos.

Há muita expectativa, em função da PF ter encaminhando um pedido de abertura de 5 mil vagas ao Ministério do Planejamento, indo ao encontro do anúncio da abertura deste quantitativo, feito pelo ministro da Justiça, Tarso Genro em julho do ano passado.

Na ocasião Genro disse que as vagas faziam parte do plano de reforço do efetivo do Programa Nacional de Segurança Cidadã (Pronasci), com o intuito de reduzir a criminalidade nas regiões mais violentas do país.

A estimativa é de 2 mil vagas para Policiais e 3 mil para servidores da área Administrativa.

(F.M.)

Sobre PF - Polícia Federal

A Polícia Federal tem origem em 10 de maio de 1808, quando a Intendência-Geral de Polícia da Corte e do Estado do Brasil foi criada, por D. João VI. O órgão tinha as mesmas atribuições que tinha em Portugal. Com o decreto 6.378, de 28 de março de 1944, a antiga Polícia Civil do Distrito Federal, que funcionava no Rio de Janeiro, no governo de Getúlio Vargas, foi transformada em Departamento Federal de Segurança Pública (DFSP), subordinado ao Ministério da Justiça e Negócio Interiores. Posteriormente, em 13 de junho de 1946, com o decreto-lei 9.353, foi atribuída competência ao DFSP, em todo território nacional, para serviços de polícia marítima, área de fronteiras e apurações de diversas infrações penais.