O Banco Central do Brasil (BC) aguarda autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para realizar concursos.
Redação Publicado em 23/08/2010, às 14h38
O Banco Central do Brasil (BC) aguarda autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para realizar concursos. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do órgão (Sinal), Sérgio Belsito, o BC encaminhou um estudo ao MPOG, em 2009, informando a difícil situação da entidade frente à possibilidade de duas mil aposentadorias nos próximos anos. Estão previstas novas oportunidades para os cargos de técnico (nível médio), procurador e analista (nível superior).
O preenchimento dessas vagas será por meio de um plano plurianual criado pelo banco para que a substituição de funcionários ocorra paulatinamente. O órgão deverá repor 1.800 servidores, em quatro etapas. A primeira já está em andamento e abriu uma seleção com 500 vagas, sendo 150 para técnicos e 350 de analistas.
“Com a mudança de governo, o BC deverá retomar as negociações no início de 2011, para a imediata abertura da próxima seleção. Poderemos ter uma nova autorização de concurso no segundo semestre do próximo ano”, afirma Belsito.
Confira a matéria completa na edição impressa nº 1.551 do JC&E, disponível nas bancas.
Samantha Cerquetani/SP
Veja também:
MAPA: lei cria 360 cargos no órgão
Criado pela lei 4.595, de 31 de dezembro de 1964, o Banco Central do Brasil (Bacen) é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério da Fazenda, que tem por missão assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e um sistema financeiro sólido e eficiente. Entre as suas atividades principais destacam-se: a condução das políticas monetária, cambial, de crédito, e de relações financeiras com o exterior; a regulação e a supervisão do Sistema Financeiro Nacional (SFN); e a administração do sistema de pagamentos e do meio circulante. O Banco Central atua também como Secretaria-Executiva do Conselho Monetário Nacional (CMN) e torna públicas as resoluções do CMN. A sede do Bacen fica em Brasília e as unidades do banco estão localizadas nos municípios de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Belém (PA), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Salvador (BA).