Associação propõe concurso unificado para prefeituras

APPM já enviou circular para que municípios interessados se credenciem. Oportunidades devem contemplar todos os níveis de escolaridade

Reinaldo Matheus Glioche   Publicado em 13/09/2013, às 11h29

AAssociação Piauiense de Municípios (APPM) se organiza para promover um concursopúblico unificado. A iniciativa tem como objetivo oferecer segurança jurídica,base logística e estrutural para municípios pequenos e com restriçõesorçamentárias. Uma circular já foi encaminhada para que os municípiosinteressados se manifestem a respeito. Essa deve ser a fase mais demorada dapreparação do concurso, uma vez que será preciso conciliar objetivos enecessidades de munícipios distintos em um único edital.

Pelocaráter complexo da abordagem e preliminar da seleção, não há como prever,neste momento, quantas cidades engrossarão a seleção e quantos vagas serãodisponibilizadas, mas é muito provável que haja oportunidades para todas asescolaridades.

Nãoserá, porém, o primeiro concurso com esse perfil organizado e promovido pelaAPPM. O presidente da entidade, Arinaldo Leal, disse que seu objetivo é “atendera grande demanda de prefeitos para realizar concursos públicos em seusmunicípios”.

*Cominformação da assessoria de imprensa da APPM

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.