Concurso ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) deve ter seu edital publicado, no mais tardar, até janeiro
Fernando Cezar Alves Publicado em 18/07/2023, às 14h48
O novo concurso ANS (Agência Nacional de Saúde Complementar) está autorizado. A confirmação foi feita nesta terça-feira, 18 de julho, pela ministra da gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, dentro de um pacote de 2.480 vagas, em diversos órgãos federais.
Ao todo, a ANS deve oferecer 70 vagas. No entanto, os cargos que serão contemplados devem ser anunciados a qualquer momento, com a publicação, no diário oficial da União, da portaria autorizativa. Assim que liberada, a agência contará com um prazo de seis meses para a liberação do edital, ou seja, até janeiro.
O total contemplado é inferior ao solicitado pela agência, que foi de 103 vagas. Destas, 38 foram para o cargo de técnico administrativo, com ensino médio e remuneração inicial de R$ 7.648,17.
Para ensino médio com formação técnica, o pedido foi para 19 vagas para a carreira de técnico em regulação de saúde complementar, com inicial de R$ 8.053,32.
Por fim, para nível superior:
Além da remuneração, a ANS oferece os seguintes benefícios:
O último concurso ANS ocorreu em 2015, quando foram oferecidas 102 vagas de técnico, sendo 66 para técnicos administrativos e 36 para técnico em regulação em saúde complementar. A banca organizadora, na ocasião, foi a Funcab.
No caso de técnico administrativo, a prova objetiva contou com 60 questões , sendo
A parte de conhecimentos básicos foi distribuída da seguinte forma:
Já em conhecimentos específicos:
Cada questão de raciocínio lógico , ética e direito constitucional contou com peso 1, enquanto língua portuguesa teve peso 1,5 e as demais disciplinas, peso 2 cada.
Para técnico em regulação de saúde complementar:
Em conhecimentos básicos, a distribuição foi a seguinte:
Já em conhecimentos específicos:
Cada questão das disciplinas de conhecimentos básicos teve peso 1, enquanto administração e direito administrativo tiveram peso 2 e agências reguladoras e legislação da ANS, peso 2,5.
concursos concursos federais concursos 2024 provas anterioresCriada a partir de setor específico do Ministério da Saúde (MS), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) nasceu pela lei nº 9.961, de 28 de janeiro de 2000, como instância reguladora de um setor da economia sem padrão de funcionamento. A exceção ficava por conta do seguro de assistência à saúde e das seguradoras, sob o controle econômico-financeiro da Superintendência de Seguros Privados (Susep). A agência reguladora é responsável pelo setor de planos de saúde no Brasil, sendo que a sede da ANS está localizada na cidade do Rio de Janeiro, mais precisamente na avenida Augusto Severo, n° 84, no bairro da Glória. Sua missão é promover a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde, regular as operadoras setoriais - inclusive quanto às suas relações com prestadores e consumidores - e contribuir para o desenvolvimento das ações de saúde no país.