Oportunidades do concurso BRB (Banco de Brasília) para escriturário são destinadas a candidatos que concluíram o ensino médio
Patricia Lavezzo | patricia@jcconcursos.com.br Publicado em 08/08/2019, às 14h06 - Atualizado em 16/08/2019, às 11h40
As provas objetiva e discursiva do concurso BRB (Banco de Brasília) para o cargo de escriturário ocorrem neste domingo, dia 18 de agosto de 2019. O candidato deve acessar o site do Iades, organizador da seleção, e imprimir o comprovante de inscrição com o local das avaliações.
De caráter eliminatório e classificatório, as provas objetiva e discursiva terão duração máxima de quatro horas e serão aplicadas no período da tarde, com início às 14h.
A prova objetiva será composta por 60 questões, de múltipla escolha, sendo oito de língua portuguesa, seis de raciocínio lógico e matemático, quatro sobre o uso de tecnologias em ambientes corporativos, quatro de governança corporativa e compliance, três de inovação, duas de Lei Orgânica do Distrito Federal e Regime Jurídico dos Servidores do Distrito Federal, três de realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do DF e da RIDE e 30 de conhecimentos específicos.
Já a prova discursiva do concurso BRB (Banco de Brasília) consistirá na elaboração de texto dissertativo e/ou descritivo, com extensão entre 20 e 30 linhas, com base em tema formulado pela banca examinadora. Serão avaliados a utilização da norma culta, adequação ao tema, argumentação, coerência e elaboração crítica.
O gabarito preliminar será divulgado no próprio domingo, dia 18 de agosto, após as 22h, e a interposição de recursos deverão ser feitas entre os dias 19 e 30 de agosto.
No total, 84.317 candidatos vão disputar as 100 vagas do concurso BRB (Banco de Brasília) para o cargo de escriturário. A seleção ainda contará com formação de cadastro reserva de eventuais oportunidades.
A carreira exige certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio, expedido por instituição educacional reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação). O salário inicial oferecido é de R$ 3.204,26 para jornada de trabalho semanal de 30 horas.
Entre as atividades realizadas pelo escriturário, estão: executar as atividades administrativas e bancárias; atuar em salas de autoatendimento orientando, vendendo e divulgando produtos e serviços do banco, além de efetuar operações diversas, sob orientação superior, visando contribuir para a plena execução dos trabalhos da área e para o adequado atendimento à clientela.
Os candidatos que ingressarem no quadro de pessoal do BRB serão regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). A contratação será em caráter experimental pelo período de 90 dias, ao término do qual, mediante resultado positivo da avaliação do empregado, o contrato de trabalho passará a ser, automaticamente, por prazo indeterminado.
De acordo com o edital do concurso BRB (Banco de Brasília), os servidores ainda recebem os seguintes benefícios:
As inscrições foram recebidas entre os dias 9 de junho e 15 de julho de 2019, através do site do Instituto Americano de Desenvolvimento - IADES, responsável pela organização e execução da seleção.
Ao concluir o cadastro, o candidato teve que imprimir o boleto bancário referente a taxa de participação, no valor de R$ 56, e efetuar o seu pagamento até a data limite de 16 de julho.
Para auxiliar nos estudos, o JC Concursos liberou as provas anteriores da organizadora e, também, para os cargos de escriturário, além dos gabaritos para consulta das questões aplicadas. É importante avaliar se a organizadora será a mesma para o novo concurso BRB escriturário, direcionando a preparação para o estilo da banca.
Acompanhe aqui todos os detalhes do concurso BRB (Banco de Brasília) para escriturário.
concursos publicos concursos df (distrito federal) concursos abertos provas anteriores