Concurso CGE SP: seleção inédita pode ficar para o próximo ano

Primeiro concurso CGE SP (Controladoria-Geral do Estado de São Paulo) segue em planejamento, ainda sem definição de edital

Fernando Cezar Alves   Publicado em 06/08/2024, às 12h30

Concurso CGE SP: controlador geral Wagner Rosário: reprodução

A publicação do edital do primeiro concurso CGE SP (Controladoria-Geral do Estado de São Paulo), inicialmente prevista para ocorrer até setembro, conforme anunciado em janeiro, pelo controlador-geral do órgão, Wagner Rosário, deve atrasar. De acordo com as últimas informações, a nova expectativa é de que a liberação ocorra até o início de 2025.  O motivo é que o projeto de lei complementar 148/2023, do governador Tarcísio de Freitas, que cria a carreira, ainda não foi votado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A proposta está na ordem do dia para ser votada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação desde 20 de fevereiro.

Caso aprovada , a proposta para a criação dos cargos da CGE SP ainda deve passar pelas comissões de Administração Pública e Relações do Trabalho; e Finanças, Orçamento e Planejamento. Somente após a aprovação do projeto na Alesp e sanção da respectiva lei pelo governador Tarcísio de Freitas o primeiro concurso poderá ser efetivamente realizado.

A proposta legislativa cria 350 vagas de auditor na CGE SP. Porém, a expectativa é de que nem todas sejam oferecidas no primeiro edital, que deve contar com aproximadamente 200 vagas.

Emenda ao projeto de lei que cria os cargos prevê a reserva de 20% das vagas para candidatos negros.

Para concorrer ao cargo de auditor da CGE SP será necessário possuir formação de nível superior em qualquer área de formação ou em áreas específicas, com remuneração inicial de R$ 17.850, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Em março de 2023, o controlador-geral disse que a CGE SP deve ser organizada nos moldes da Controladoria-Geral da União (CGU). Vale lembrar que ele foi ministro-chefe da CGU entre 2017 e 2022, durante os governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro.

Atualmente, a Controladoria conta com servidores cedidos de outros órgãos para desempenhar suas funções.

Concurso CGE SP: veja atribuições do cargo

São atribuições dos Auditores Estaduais de Controle, o planejamento, a supervisão, a coordenação, a orientação e a execução:

Veja evolução salarial do cargo

A carreira contará com quatro níveis e quatro categorias, da seguinte forma:

 

concursos concursos 2024 concursos sp (são paulo) provas anteriores