Concurso Correios: nova seleção é indicada em acordo coletivo de trabalho

Concurso Correios começou a ganhar força após despacho do presidente Lula que revoga processo de privatização

Fernando Cezar Alves   Publicado em 15/09/2023, às 15h14

Concurso Correios: centro de distribuição dos correios: Divulgação

A realização do novo concurso Correios está sendo considerada em um novo acordo coletivo de trabalho apresentado aos servidores pela empresa. Um documento neste sentido está sendo elaborado e deve ser apresentado para assinatura, em breve, por parte de representantes da categoria dos trabalhadores. De acordo com informações preliminares, dentro do novo acordo de trabalho, além da realização do novo concurso também está sendo considerada a discussão de benefícios e melhorias para o pessoal. O novo concurso já havia sido citado, no último dia 12, pelo presidente da empresa, Fabiano Silva.

"Esse concurso não apenas abrirá portas para novos talentos, mas também fortalecerá a categoria dos Correios, trazendo sangue novo e conhecimento atualizado para a empresa", disse, na ocasião.

Por enquanto, ainda não há alguma definição em termos de cargos e vagas que poderão ser contemplados pelos Correios, uma vez que o processo ainda tramita internamente.

A realização do certame ganhou força a partir de 2 de janeiro, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou despacho revogando o processo de privatização de oito empresas públicas.

Cargos e requisito para o concurso Correios

 

Saiba como foi a última seleção

O último concurso Correios ocorreu em 2017. Antes disso, outra seleção havia sido realizada em 2011.

Em 2017, os cargos foram os seguintes:

A organizadora, na ocasião, foi o IADES.

Em 2011 foi realizado concurso para Agente de Correios, incluindo:

 

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Sobre Correios

Os Correios tiveram sua origem no Brasil em 25 de janeiro de 1663, com a criação do Correio-Mor no Rio de Janeiro, então capital da Colônia. Em 1931 o decreto 20.859, de 26 de dezembro de 1931 funde a Diretoria Geral dos Correios com a Repartição Geral dos Telégrafos e cria o Departamento dos Correios e Telégrafos. A ECT foi criada a 20 de março de 1969, como empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações mediante a transformação da autarquia federal que era, então, Departamento de Correios e Telégrafos (DCT). Nos anos que se seguiram, vários serviços foram sendo incorporados ao portfólio da empresa.

Além dos tradicionais serviços de cartas, malotes, selos e telegramas, entre os novos serviços podem ser destacados os pertencentes à família Sedex, serviço de encomendas expressas. Impulsionados pelas mudanças tecnológicas, econômicas e sociais, os Correios iniciaram em 2011 um profundo processo de modernização. Com a sanção da Lei 12.490/11, a empresa teve seu campo de atuação ampliado e foi dotada de ferramentas modernas de gestão corporativa para enfrentar a concorrência. Com a nova lei, os Correios podem atuar no exterior e nos segmentos postais de serviços eletrônicos, financeiros e de logística integrada; constituir subsidiárias, adquirir controle ou participação acionária em empresas já estabelecidas e firmar parcerias comerciais que agreguem valor a sua marca e a sua rede de atendimento.

Ao todo são mais de cem produtos e serviços oferecidos pela maior empregadora do Brasil (no início de 2008 com mais de 109 mil empregados próprios, além dos terceirizados), sendo a única empresa a estar presente em todos os municípios do país, com uma vasta rede de unidades próprias e franqueadas. Diversos dos produtos e serviços da ECT podem ainda ser adquiridos pela internet.

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