O concurso da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) será destinado ao cargo de especialista em regulação e vigilância sanitária
Patricia Lavezzo Publicado em 17/08/2023, às 14h06 - Atualizado às 14h12
Manifesto para aumento do número de vagas do concurso da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) foi encaminhado no último dia 15 de agosto à ministra de Estado da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. O documento foi produzido pela Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (ABIIS) em conjunto com outras 15 associações da área da saúde.
O concurso público foi autorizado no último 19 de julho para o preenchimento de 50 vagas para o cargo de especialista em regulação e vigilância sanitária. De acordo com o documento, a publicação do edital deve ocorrer dentro de até seis meses, ou seja, até meados de janeiro.
No manifesto, as entidades defendem o incremento do número de vagas abertas, uma vez que “a carência de pessoal nas agências reguladoras é uma realidade que há anos atinge os órgãos da administração pública federal, levando ao acúmulo de tarefas, sobrecarga de trabalho e consequente queda na eficiência e agilidade dos serviços prestados”.
Assinam o manifesto: ABIFINA, ABIIS, ABIMED, ABIMO, ABIQUIFI, ABRAIDI, ABRAMED, ALANAC, CBDL, Coalizão Saúde, Grupo FarmaBrasil, Instituto Ética Saúde, Interfarma, PróGenéricos, Sinaemo e Sindusfarma.
Para concorrer ao cargo de especialista em regulação e vigilância sanitária é necessário possuir formação de nível superior, com remuneração inicial de R$ 16.413,35. Além disso, os aprovados contarão com auxílio-alimentação no valor de R$ 658.
O último concurso da Anvisa para especialista ocorreu em 2013, quando foram oferecidas 157 vagas para a carreira, com lotação em Brasília. A banca organizadora, na ocasião, foi a Cetro.
A prova objetiva contou com 120 questões, da seguinte forma:
Também foi aplicada uma questão discursiva sobre regulação e vigilância sanitária.
+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo de seleção na página do concurso da Anvisa.
concursos publicos concursos federais concursos 2024 provas anterioresCriada pela Lei nº 9.782, de 26 de janeiro 1999, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é uma autarquia sob regime especial, que tem como área de atuação não um setor específico da economia, mas todos os setores relacionados a produtos e serviços que possam afetar a saúde da população brasileira. A autarquia é responsável pela aprovação dos produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, para posterior comercialização, implementação e produção no país. Além disso, em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores controla os portos, aeroportos e fronteiras nos assuntos relacionados à vigilância sanitária. Sua atuação abrange também o monitoramento e a fiscalização dos ambientes, processos, insumos e tecnologias relacionados à saúde. A agência atua ainda na esfera econômica, ao monitorar os preços de medicamentos e ao participar da Câmara de Medicamentos (Camed).