Concurso do TRF3 prorroga inscrição para juiz, com vagas em SP e MS

Concurso do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) conta com 19 vagas para candidatos com nível superior em direito e três anos de atividade jurídica

Patricia Lavezzo   Publicado em 05/12/2024, às 15h45 - Atualizado às 15h53

Divulgação

As inscrições para o concurso do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) foram prorrogadas até sexta-feira, dia 6 de dezembro. A data da prova objetiva também foi alterada para 19 de janeiro.

Estão em disputa 19 vagas para o posto de juiz federal substituto, para trabalhar nos Estados de São Paulo (SP) e Mato Grosso do Sul (MS). Do total de ofertas, uma é reservada a pessoas com deficiência, quatro para os negros e uma para os indígenas. 

A carreira exige formação de nível superior em direito, com três anos de atividade jurídica exercida após a colação do grau, ter menos de 70 anos na data da posse e apresentar certificado de aprovação no Exame Nacional da Magistratura (ENAM). A remuneração inicial do juiz federal substituto é de R$ 35.845,21.

A inscrição preliminar deve ser realizada exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico www.trf3.jus.br. Após o cadastro, será gerada automaticamente a Guia de Recolhimento da União-cobrança (GRU-cobrança) e enviado um e-mail com a confirmação de recebimento dos dados de inscrição. A GRU-cobrança, no valor de R$ 330, poderá ser paga até o dia 9 de dezembro de 2024, em qualquer agência bancária.

+ 🌎 Confira a lista de todos os concursos abertos em São Paulo

Saiba quais provas serão aplicadas

O concurso do TRF3 será constituído de cinco etapas:

  1. prova objetiva seletiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  2. provas escritas (prova discursiva geral, prova prática de sentença civil e prova prática de sentença criminal), todas de caráter eliminatório e classificatório;
  3. inscrição definitiva, sindicância da vida pregressa e investigação social, exames de sanidade física e mental e exame psicotécnico, de caráter eliminatório;
  4. prova oral, de caráter eliminatório e classificatório; e
  5. avaliação de títulos, de caráter classificatório.

Importante ressaltar que a prova objetiva seletiva será realizada somente se houver mais de 500 inscrições preliminares, caso contrário, será dispensada a prova e utilizado o certificado de Habilitação do Exame Nacional da Magistratura (ENAM). A prova objetiva seletiva será aplicada no dia 19 de janeiro de 2025.

As provas objetiva, escritas e oral terão como objeto as seguintes matérias:

  1. Direito Constitucional;
  2. Direito Administrativo;
  3. Direito Penal;
  4. Direito Processual Penal;
  5. Direito Civil;
  6. Direito Processual Civil;
  7. Direito Previdenciário;
  8. Direito Financeiro e Tributário;
  9. Direito Ambiental;
  10. Direito Internacional Público e Privado;
  11. Direito Empresarial;
  12. Direito Econômico e de Proteção ao Consumidor;
  13. Noções Gerais de Direito e Formação Humanística;
  14. Direitos Humanos e Direito da Antidiscriminação.

+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso do TRF3.

concursos publicos concursos ms (mato grosso do sul) concursos sp (são paulo) provas anteriores

Sobre TRF3 (SP e MS) - Tribunal Regional Federal da 3ª Região

O Tribunal Regional Federal da Terceira Região foi criado juntamente com os outros quatro Tribunais Regionais Federais, pela Constituição de 1988, com o objetivo de substituir e regionalizar a jurisdição do extinto Tribunal Federal de Recursos (TFR). Hoje o TRF da Terceira Região é responsável por mais de 50% das ações ajuizadas na Justiça Federal do país.