Com inscrições a partir de 30 de junho, concurso do Exército para admissão aos cursos do IME (Instituto Militar de Engenharia) pode ser disputado por candidatos de ambos os sexos com ensino médio
Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br Publicado em 08/06/2021, às 10h17 - Atualizado às 10h21
O concurso do Exército para admissão aos cursos de formação e graduação de oficiais do quadro de engenheiros do IME (Instituto Militar de Engenharia) teve o número de vagas alterado de 98 para 92. As retificações foram publicadas no Diário Oficial da União.
Estão em disputa 80 oportunidades para militares da ativa (destinadas a quem pretende seguir carreira nas Forças Armadas) e 12 da reserva (voltadas a quem não almeja permanecer no Exército).
O processo seletivo pode ser disputado por candidatos de ambos os sexos com ensino médio e idade mínima de 16 anos (em 31 de dezembro de 2022, ano da matrícula). Já a faixa etária limite é de 21 anos para a reserva e de 22 anos para a ativa.
As inscrições serão recebidas entre 30 de julho e 17 de agosto, mediante o preenchimento de formulário de cadastro disponível na página http://www.ime.eb.br. O valor da taxa de participação é de R$ 100.
Com aplicação em 3 de outubro, a avaliação objetiva do concurso do Exército cobrará a resolução de 40 questões de múltipla escolha abordando conteúdos sobre matemática, física e química. No mesmo mês, os concorrentes também farão:
Nas outras fases da seleção, os candidatos terão pela frente: inspeção de saúde, exame de aptidão física e avaliação psicológica, entre janeiro e fevereiro de 2022. A apresentação dos aprovados para matrícula está marcada para 11 de fevereiro.
O curso de graduação em engenharia ministrado pelo IME tem duração de cinco anos, em regime integral. O instituto está localizado no município do Rio de Janeiro.
Os estudantes recebem alojamento, fardamento, alimentação e assistências médica, dentária e psicológica, além de vencimentos de R$ 1.334. Para os alunos do quadro da reserva, os benefícios são válidos somente durante o primeiro ano.
As especialidades de engenharia oferecidas são as seguintes: fortificação e construção, eletrônica, comunicações, elétrica, mecânica e de armamento, mecânica e de automóveis, materiais, química, cartografia e computação.
+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo seletivo, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso do Exército
concursos autorizados concursos abertos concursos 2024 provas anteriores