Concurso Fundaj (Fundação Joaquim Nabuco), vinculado ao Ministério da Educação, pode ser realizado no decorrer dos próximos meses
Fernando Cezar Alves Publicado em 12/02/2024, às 08h30
Um novo concurso Fundaj (Fundação Joaquim Nabuco), vinculado ao Ministério da Educação, pode ser realizado em breve. Acontece que o órgão encaminhou uma solicitação ao Governo Federal para que seja autorizado um novo certame para o preenchimento de 284 vagas, em diversos cargos, sendo 136 para cargos com exigência de ensino médio e 148 de nível superior. Porém, ainda não há uma previsão de quando o edital de abertura de inscrições poderá ser efetivamente publicado.
O pedido para o novo concurso Fundaj foi encaminhado pelo ministro Camilo Santana para o Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, com o objetivo de reforçar a pesquisa educacional e na área de ciências sociais nas regiões Norte e Nordeste do país.
O quadro de pessoal da Fundação é composto de 449 vagas, das quais apenas 165 estão preenchidas, restando 284 vagas em aberto, que estão sendo solicitadas para a nova seleção.
As oportunidades previstas são para os seguintes cargos:
O último concurso Fundaj ocorreu em 2006, quando foram oferecidas 45 vagas, para cargos com exigência de nível superior. A banca organizadora, na ocasião, foi a Covest.
As oportunidades foram para os seguintes cargos:
Para todos os cargos, a prova objetiva contou com 64 questões. Para pesquisador adjunto, a distribuição foi a seguinte:
Para pesquisador assistente:
Por fim, para analistas: