O concurso do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) será para cargos de nível superior de analistas
Fernando Cezar Alves Publicado em 10/09/2024, às 09h50
A definição da banca organizadora do novo concurso ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) deve ocorrer nos próximos dias, ainda em setembro, de acordo com as últimas informações. Após esse procedimento o próximo passo será a assinatura do contrato. Somente então poderá ser definida a data de publicação do edital. O prazo para início da seleção vai até o início de março. Vale lembrar que, em 30 de agosto, foi publicada a portaria 6.153, que amplia a oferta de vagas. Novas informações devem ser divulgadas em breve.
Com a ampliação, o novo concurso ICMBio passa a contar com 350 vagas, que estão distribuídas da seguinte forma:
Nos dois casos para concorrer é necessário possuir formação de nível superior, com remuneração inicial de R$ 11.789,43, já considerando benefícios.
O último concurso ICMBIO foi publicado em 2021 e contou com 171 vagas, sendo 110 para técnicos ambientais e 61 para analistas ambientais. A banca organizadora, na ocasião, foi o Cebraspe.
A lotação dos aprovados foi destinada para os seguintes estados:
As provas foram compostas de questões sobre as seguintes disciplinas:
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade é uma autarquia em regime especial. Criado dia 28 de agosto de 2007, pela Lei 11.516, o ICMBio é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).
Cabe ao Instituto executar as ações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, podendo propor, implantar, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar as UCs instituídas pela União.
Cabe a ele ainda fomentar e executar programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade e exercer o poder de polícia ambiental para a proteção das Unidades de Conservação federais.