A seleção da Marinha visa o ingresso no curso de adaptação para aquaviários - cozinheiro, taifeiro, enfermeiro e auxiliar de saúde. Prova ocorrerá em 19 de outubro
Patricia Lavezzo | patricia@jcconcursos.com.br Publicado em 10/10/2019, às 11h21 - Atualizado em 12/10/2019, às 23h45
Já estão abertas as inscrições da nova seleção da Marinha para admissão ao curso de adaptação para aquaviários - cozinheiro, taifeiro, enfermeiro e auxiliar de saúde. Oferta é de 30 vagas para lotação no âmbito de Manaus, no Estado do Amazonas (AM).
As funções de cozinheiro e taifeiro requerem diploma de conclusão de curso de ensino fundamental e curso de capacitação de cozinheiro e garçom/taifeiro, respectivamente.
Já para auxiliar de saúde, a exigência é de certificado de auxiliar de enfermagem conferido por instituição de ensino, além de registrado pelo órgão competente.
Por fim, a categoria de enfermeiro requer diploma ou certificado de curso técnico em enfermagem ou nível superior em enfermagem.
As inscrições presenciais serão recebidas até o dia 17 de outubro de 2019, com horário de atendimento das 8h15 às 11h, no Centro Técnico de Formação de Fluviários da Amazônia Ocidental - CTFFAO, situado na Rua Marquês de Santa Cruz, nº 246, Manaus/AM. A taxa custa R$ 8. O candidato deverá apresentar os seguintes documentos, cópia e original:
A seleção da Marinha será constituída de quatro etapas: prova objetiva, eliminatória e classificatória; teste de suficiência física, eliminatória; apresentação no CTFFAO; e matrícula.
A prova objetiva será composta por questões sobre português e matemática em nível de 9º ano (antiga 8ª série) do ensino fundamental. Com duração máxima de quatro horas, o exame será aplicado na cidade de Manaus/AM no dia 19 de outubro de 2019.
O curso de adaptação para aquaviários - cozinheiro, taifeiro, enfermeiro e auxiliar de saúde será realizado apenas em período escolar. O curso será gratuito e será oferecido material de ensino, por empréstimo.
O curso será aplicado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com duração de 27 dias úteis de aulas teóricas e práticas no Centro Técnico de Formação de Fluviários da Amazônia Ocidental - CTFFAO, na Rua Marquês de Santa Cruz, nº 246, Centro de Manaus/AM. Os alunos cursando receberão merenda escolar, mas não haverá a facilidade de alojamento.
O aluno aprovado no período escolar ingressará na Seção de Câmara, como cozinheiro ou taifeiro ou na Seção de Saúde, como auxiliar de saúde ou enfermeiro. O aluno aprovado receberá certificado de conclusão de curso e uma Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), atestando que: o aluno está habilitado para compor a tripulação de embarcações empregadas na navegação em mar aberto, costeira ou interior, de qualquer arqueação bruta, com as competências e habilidades exigidas para as categorias.
+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página da seleção da Marinha.
Para auxiliar nos estudos, o JC Concursos liberou provas anteriores da MARINHA, além dos gabaritos para consulta das questões aplicadas. É importante avaliar se a organizadora será a mesma para o novo processo de seleção, direcionando a preparação para o estilo da banca.
Acompanhe todos os detalhes do concurso Marinha
concursos publicos concursos am (amazonas) concursos abertos provas anterioresMarinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.
A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.